Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como é feito o processo de escolha do livro didático na disciplina de sociologia no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Honorato Sobrinho, em Coxixola, PB. Buscando responder algumas questões na pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e analise de discurso através de uma entrevista. Esta contou com a participação da docente Josefa Denise Farias, 26 anos, graduada e mestre em Ciências Sociais pela UFCG. Dentre algumas problemáticas abordadas, buscamos compreender quais os desafios para a escolha do livro didático, o sentido que a professora atribui a esta ferramenta, sua utilização, dentre outros pontos importantes, quando levamos em consideração que o histórico da disciplina de sociologia no currículo do Ensino Médio carrega marcas de desafios constantes. A professora Denise, apesar de não ter participado da escolha do livro didático que é utilizado hoje na disciplina, mostra-se atenta em relação ao programa do PNLD, fez preconizações ao livro escolhido, e vem trabalhando de uma forma pluralizada não se detendo apenas ao livro didático, o que podemos considerar um ponto positivo na construção do ensino e aprendizado dos alunos. Verificamos também, que as inúmeras dificuldades que envolvem a disciplina no ensino médio, tanto em nível de Brasil, quanto a nível local (em Coxixola, especificamente), impedem que certos objetivos sejam alcançados e concretizados. Este quadro nos revela a necessidade de uma atenção maior por parte dos nossos dirigentes políticos, ao setor educacional com o intuito de proporcionar melhores condições para atender as necessidades e exigências dessa nossa sociedade que tem caráter extremamente dinâmico.