Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"LEITURA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL"

Palavra-chaves: LEITURA NA INFANCIA, FAMÍLIA, CRIANÇA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34995
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4975
    "inscrito_id" => 6789
    "titulo" => ""LEITURA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL""
    "resumo" => """
      O presente trabalho vem com o tema: "LEITURA NA INFÂNCIA: A importância do envolvimento da família e da escola no processo educacional infantil", onde trazia  na pratica da leitura o envolvimento familiar. Sabe-se  que o ambiente onde a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento, pois influencia no aprendizado e na interação com outras pessoas, pois estão em fase de mudanças intensas, além, ainda, da apropriação dos costumes, tradições e valores que seu grupo social conhece e julga como necessários para sua vida em sociedade.\r\n
      Como disse Magda Sores, na Revista Criança do professor da Educação Infantil (2005): “É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”. \r\n
      O projeto foi executado na UEB Meus Amiguinhos, no Município de São Luís do Maranhão e após a escolha dos livros, início-se a montagem de um mini biblioteca confeccionadas de caixas de pizza decoradas onde  foram organizados os livros, alguns dos quais foram retirados do acervo da escola e outros adquiridos pelas pessoas que executavam o projeto, onde a criança escolhia o livro do qual  queriam que seus pais ou responsáveis lessem com ela, complementando   ia  uma atividade que tinham três dias para retornar e elas eram  diferenciadas  para cada faixa etária, na volta, o livro seria entregue a outra criança da mesma sala.\r\n
      Deu-se preferência as fábulas, as quais sempre trazem mensagens  e lições específicas e por histórias infantis que enaltecessem a cultura brasileira, como o próprio bumba-meu-boi, buscando com isso uma maior reflexão do leitor, facilitando a interpretação do texto,  atendendo às suas necessidades e a sua preferência literária, para crianças de 4-10 anos,  que  o  ideal seria contos com estrutura binária e para crianças menores contos fantásticos que estimulem seu interesse e sua imaginação. Pois atendíamos a faixa etária de 3 a 5 anos, nesse caso, com as turmas de Creche e Infantil I e II.\r\n
      A culminância  do projeto iniciou-se com uma ciranda de roda, passando por cotações de histórias, roda de leitura, desenhos com as crianças, finalizando o dia com um lanche partilhado. Válido lembrar a ausência dos pais durante o projeto e até mesmo na culminância, já que também eram o foco da ação.\r\n
      Mas com um retorno mais que positivo os professores relataram uma grande mudança  nas atitudes das crianças na escola, como uma professora frizou: “Durante a chegada à escola, tendo em vista que a mini biblioteca está logo na entrada, as crianças logo se encaminhavam pra lá e pegavam rapidamente o livro e começavam a folhear (...).”\r\n
      Caracterizando assim, o valor do projeto, onde as crianças  tiveram envolvimento com o local que  não era utilizado, e por muitas vezes sem saber ler de forma silábica, faziam leitura simbólica, envolvendo- se com esse mundo fantástico da leitura.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA NA INFANCIA, FAMÍLIA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID6789_17102017153704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZYANNE REGINA LIMA FERRES"
    "autor_nome_curto" => "SUZY FERRES"
    "autor_email" => "suzyanneregina@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34995
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4975
    "inscrito_id" => 6789
    "titulo" => ""LEITURA NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCACIONAL INFANTIL""
    "resumo" => """
      O presente trabalho vem com o tema: "LEITURA NA INFÂNCIA: A importância do envolvimento da família e da escola no processo educacional infantil", onde trazia  na pratica da leitura o envolvimento familiar. Sabe-se  que o ambiente onde a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento, pois influencia no aprendizado e na interação com outras pessoas, pois estão em fase de mudanças intensas, além, ainda, da apropriação dos costumes, tradições e valores que seu grupo social conhece e julga como necessários para sua vida em sociedade.\r\n
      Como disse Magda Sores, na Revista Criança do professor da Educação Infantil (2005): “É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”. \r\n
      O projeto foi executado na UEB Meus Amiguinhos, no Município de São Luís do Maranhão e após a escolha dos livros, início-se a montagem de um mini biblioteca confeccionadas de caixas de pizza decoradas onde  foram organizados os livros, alguns dos quais foram retirados do acervo da escola e outros adquiridos pelas pessoas que executavam o projeto, onde a criança escolhia o livro do qual  queriam que seus pais ou responsáveis lessem com ela, complementando   ia  uma atividade que tinham três dias para retornar e elas eram  diferenciadas  para cada faixa etária, na volta, o livro seria entregue a outra criança da mesma sala.\r\n
      Deu-se preferência as fábulas, as quais sempre trazem mensagens  e lições específicas e por histórias infantis que enaltecessem a cultura brasileira, como o próprio bumba-meu-boi, buscando com isso uma maior reflexão do leitor, facilitando a interpretação do texto,  atendendo às suas necessidades e a sua preferência literária, para crianças de 4-10 anos,  que  o  ideal seria contos com estrutura binária e para crianças menores contos fantásticos que estimulem seu interesse e sua imaginação. Pois atendíamos a faixa etária de 3 a 5 anos, nesse caso, com as turmas de Creche e Infantil I e II.\r\n
      A culminância  do projeto iniciou-se com uma ciranda de roda, passando por cotações de histórias, roda de leitura, desenhos com as crianças, finalizando o dia com um lanche partilhado. Válido lembrar a ausência dos pais durante o projeto e até mesmo na culminância, já que também eram o foco da ação.\r\n
      Mas com um retorno mais que positivo os professores relataram uma grande mudança  nas atitudes das crianças na escola, como uma professora frizou: “Durante a chegada à escola, tendo em vista que a mini biblioteca está logo na entrada, as crianças logo se encaminhavam pra lá e pegavam rapidamente o livro e começavam a folhear (...).”\r\n
      Caracterizando assim, o valor do projeto, onde as crianças  tiveram envolvimento com o local que  não era utilizado, e por muitas vezes sem saber ler de forma silábica, faziam leitura simbólica, envolvendo- se com esse mundo fantástico da leitura.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA NA INFANCIA, FAMÍLIA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID6789_17102017153704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZYANNE REGINA LIMA FERRES"
    "autor_nome_curto" => "SUZY FERRES"
    "autor_email" => "suzyanneregina@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho vem com o tema: "LEITURA NA INFÂNCIA: A importância do envolvimento da família e da escola no processo educacional infantil", onde trazia na pratica da leitura o envolvimento familiar. Sabe-se que o ambiente onde a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento, pois influencia no aprendizado e na interação com outras pessoas, pois estão em fase de mudanças intensas, além, ainda, da apropriação dos costumes, tradições e valores que seu grupo social conhece e julga como necessários para sua vida em sociedade. Como disse Magda Sores, na Revista Criança do professor da Educação Infantil (2005): “É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”. O projeto foi executado na UEB Meus Amiguinhos, no Município de São Luís do Maranhão e após a escolha dos livros, início-se a montagem de um mini biblioteca confeccionadas de caixas de pizza decoradas onde foram organizados os livros, alguns dos quais foram retirados do acervo da escola e outros adquiridos pelas pessoas que executavam o projeto, onde a criança escolhia o livro do qual queriam que seus pais ou responsáveis lessem com ela, complementando ia uma atividade que tinham três dias para retornar e elas eram diferenciadas para cada faixa etária, na volta, o livro seria entregue a outra criança da mesma sala. Deu-se preferência as fábulas, as quais sempre trazem mensagens e lições específicas e por histórias infantis que enaltecessem a cultura brasileira, como o próprio bumba-meu-boi, buscando com isso uma maior reflexão do leitor, facilitando a interpretação do texto, atendendo às suas necessidades e a sua preferência literária, para crianças de 4-10 anos, que o ideal seria contos com estrutura binária e para crianças menores contos fantásticos que estimulem seu interesse e sua imaginação. Pois atendíamos a faixa etária de 3 a 5 anos, nesse caso, com as turmas de Creche e Infantil I e II. A culminância do projeto iniciou-se com uma ciranda de roda, passando por cotações de histórias, roda de leitura, desenhos com as crianças, finalizando o dia com um lanche partilhado. Válido lembrar a ausência dos pais durante o projeto e até mesmo na culminância, já que também eram o foco da ação. Mas com um retorno mais que positivo os professores relataram uma grande mudança nas atitudes das crianças na escola, como uma professora frizou: “Durante a chegada à escola, tendo em vista que a mini biblioteca está logo na entrada, as crianças logo se encaminhavam pra lá e pegavam rapidamente o livro e começavam a folhear (...).” Caracterizando assim, o valor do projeto, onde as crianças tiveram envolvimento com o local que não era utilizado, e por muitas vezes sem saber ler de forma silábica, faziam leitura simbólica, envolvendo- se com esse mundo fantástico da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.