O presente trabalho vem com o tema: "LEITURA NA INFÂNCIA: A importância do envolvimento da família e da escola no processo educacional infantil", onde trazia na pratica da leitura o envolvimento familiar. Sabe-se que o ambiente onde a criança vive é fundamental para seu desenvolvimento, pois influencia no aprendizado e na interação com outras pessoas, pois estão em fase de mudanças intensas, além, ainda, da apropriação dos costumes, tradições e valores que seu grupo social conhece e julga como necessários para sua vida em sociedade.
Como disse Magda Sores, na Revista Criança do professor da Educação Infantil (2005): “É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, mas para estar nas mãos das pessoas, ser manipulado pelas crianças”.
O projeto foi executado na UEB Meus Amiguinhos, no Município de São Luís do Maranhão e após a escolha dos livros, início-se a montagem de um mini biblioteca confeccionadas de caixas de pizza decoradas onde foram organizados os livros, alguns dos quais foram retirados do acervo da escola e outros adquiridos pelas pessoas que executavam o projeto, onde a criança escolhia o livro do qual queriam que seus pais ou responsáveis lessem com ela, complementando ia uma atividade que tinham três dias para retornar e elas eram diferenciadas para cada faixa etária, na volta, o livro seria entregue a outra criança da mesma sala.
Deu-se preferência as fábulas, as quais sempre trazem mensagens e lições específicas e por histórias infantis que enaltecessem a cultura brasileira, como o próprio bumba-meu-boi, buscando com isso uma maior reflexão do leitor, facilitando a interpretação do texto, atendendo às suas necessidades e a sua preferência literária, para crianças de 4-10 anos, que o ideal seria contos com estrutura binária e para crianças menores contos fantásticos que estimulem seu interesse e sua imaginação. Pois atendíamos a faixa etária de 3 a 5 anos, nesse caso, com as turmas de Creche e Infantil I e II.
A culminância do projeto iniciou-se com uma ciranda de roda, passando por cotações de histórias, roda de leitura, desenhos com as crianças, finalizando o dia com um lanche partilhado. Válido lembrar a ausência dos pais durante o projeto e até mesmo na culminância, já que também eram o foco da ação.
Mas com um retorno mais que positivo os professores relataram uma grande mudança nas atitudes das crianças na escola, como uma professora frizou: “Durante a chegada à escola, tendo em vista que a mini biblioteca está logo na entrada, as crianças logo se encaminhavam pra lá e pegavam rapidamente o livro e começavam a folhear (...).”
Caracterizando assim, o valor do projeto, onde as crianças tiveram envolvimento com o local que não era utilizado, e por muitas vezes sem saber ler de forma silábica, faziam leitura simbólica, envolvendo- se com esse mundo fantástico da leitura.