A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso, o professor ao ministrar as aulas nessa modalidade deve-se prosseguir com bastante cautela, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos, como também aguçando sua curiosidade, e trabalhando seu senso crítico. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA. A experiência relata as atividades utilizadas no desenvolvimento da temática “Energia”. Dentro desse contexto, utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos dos autores Delizoicov e Angotti, que são divididos nas seguintes etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande. A experiência permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID nas escolas, pois através da ação dos bolsistas desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados para que não cheguem a desistir mais uma vez dos estudos. A intervenção também apontou que os conteúdos de ciências podem ser abordados de maneira dinâmica, tornando o conhecimento prazeroso.