O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se como um transtorno neurobiológico de causa genética, que pode ser diagnosticado na infância e acompanhar o indivíduo até a vida adulta. Sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade são recorrentes. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o TDAH e suas manifestações à luz da Neuropsicopedagogia. Como objetivos específicos buscou-se discutir as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças com TDAH sob a ótica neuropsicopedagógica; compreender como se dá a aprendizagem no cérebro de uma criança com TDAH; destacar possíveis encaminhamentos dados pelo profissional neuropsicopedagogo para superar as dificuldades escolares, emocionais e de relacionamento familiar e social. Observou-se que o indivíduo com TDAH apresenta alterações nas funções executivas e resulta num distúrbio comportamental, com sinais de hiperatividade, falta de atenção, concentração e impulsividade. Por trabalhar muito rápido o cérebro do TDAH tem dificuldade em realizar planejamentos, necessitando de estímulos, reforço positivo e reforço de extensão. Os estímulos são importantes para que o cérebro da criança crie redes neurais para novas aprendizagens. Os fármacos que atuam no controle dos neurotransmissores têm papel importante nesse trabalho e devem ser prescritos mediante avaliação de equipe multidisciplinar onde o neuropsicopedagogo desempenha papel fundamental. Além disso, é papel do neuropsicopedagogo identificar as potencialidades cognitivas da criança e estimular o seu desenvolvimento, contribuindo com a escola na construção de propostas de planejamento e organização executivas, treino de memória e motivação. Para a efetividade do trabalho é essencial a integração entre pais, professores e profissionais de equipe multidisciplinar envolvidos nas ações com o TDAH.