As inovações tecnológicas desencadeiam a necessidade de integrar os recursos tecnológicos no processo de formação humana, tanto na formação acadêmica quanto na profissional, visto que tais mudanças refletem diretamente na vida dos indivíduos. Desse modo, a inserção das tecnologias na educação, requer transformações no currículo das instituições dos cursos de licenciatura e consequentemente na formação do professor, para que o processo de produção e desenvolvimento do conhecimento possa contribuir na valorização e fortalecimento da educação, autonomia, modificações das práticas pedagógicas do professor e ser direcionado ao ensino e aprendizagem dos alunos. Para cumprir o seu papel é necessário que o professor tenha o domínio técnico e pedagógico das tecnologias digitais. Entretanto, para chegar a este domínio o caminho é longo, ocorrendo entre outros nos espaços de formação, tanto inicial quanto continuada, requerendo tempo e investimento na formação deste professor para que sejam colhidos resultados verdadeiramente efetivos em sala de aula. O professor precisa receber o apoio da instituição, da sociedade e dos alunos além de uma formação sólida para sentir-se seguro ao desempenhar sua tarefa. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo investigar a inserção das tecnologias no currículo do curso de Física a partir da análise da matriz curricular deste curso. Averiguamos a existência de disciplinas que auxiliam na formação de um professor capaz de aproveitar o potencial pedagógico das TICs. Considerando a importância desse campo de estudo, analisamos a matriz curricular das disciplinas ofertadas pelo curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) identificando aquelas disciplinas voltadas ao uso pedagógico das TICs, bem como consideramos o discurso de alunas egressas do curso. A partir dos resultados, constatamos a pouca integração das tecnologias com as disciplinas desta graduação. E sugerimos providências imediatas, pois a sociedade necessita dessas mudanças e é dever dos cursos de formação auxiliarem na boa preparação dos profissionais que disponibilizam para o mercado.