Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIDADE DE ALUNOS/AS CAMPONESES/AS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho expõe reflexões suscitadas de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem como objetivo central refletir acerca de trajetórias de escolaridade na Educação Básica no Campo de ex-alunos/as camponeses/as do Curso de Pedagogia do Projeto Pedagogia da Terra - UERN. Destacamos o método (auto) biográfico e de histórias de vida como central no trabalho, validando as narrativas dos/as ex-alunos/as como práticas de formação e (auto) formação, bem como as entrevistas de histórias de vida como técnica de coleta de informações. O referencial teórico que compõe a pesquisa tangencia suas contribuições com compreensões a respeito do papel heurístico e (auto) formativo do trabalho com histórias de vida na formação de sujeitos e na pesquisa em Educação. Reforçamos que as vozes que ecoam do campo dos participantes da pesquisa trazem, com ênfase, além de suas trajetórias de vida, recortes de seu itinerário na Educação Básica no Campo, dentro de seu percurso de vida escolar. A pertinência social e científica do trabalho ancora-se em um plano de formação e (auto) formação dos/as participantes do estudo, no qual pontuamos as histórias de vida como recurso para aprendizagem do sujeito, tendo como base suas próprias experiências. Consideraremos o vivido, o sentido e o universo simbólico articulado à existência dos sujeitos em formação. As histórias de vida abordam experiências plurais/singulares no campo e na educação, permitindo construir e dar sentido trajetórias de escolaridade na Educação Básica dos sujeitos da pesquisa.

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