O presente trabalho é um recorte da pesquisa “Saberes docentes das alfabetizadoras que conseguem resultados positivos: trajetórias de formação e de experiências”, vinculada ao Departamento de Educação do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo analisar o contributo dos saberes experienciais na práxis pedagógica de docentes que atuam na formação de professores. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de campo, de abordagem qualitativa por meio da observação da prática docente e aplicação de questionário com dois professores universitários, sendo um vinculado ao Curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e outro vinculado ao Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco O interesse pela temática foi desencadeado no percurso de desenvolvimento da pesquisa supracitada para ampliar a compreensão em torno dos saberes experienciais no exercício do magistério. Como fundamentação teórica adotou-se os construtos teóricos de Tardif e seus colaboradores (1991, 2000, 2002) sobre saberes, formação, práxis e construção identitária profissional. Em termos de conclusões, observou-se que: o início da carreira é um momento de muita complexidade, pois evidencia-se um considerável distanciamento entre os saberes adquiridos na formação e a realidade educacional; a experiência é tida como um saber que se desenvolve no e pelo trabalho utilizando-se deste como estratégia de autoavaliação, os docentes repensam e refletem sobre suas práticas constantemente. Assim, a prática docente é compreendida como um espaço de aprendizagem profissional e um elemento essencial à constituição da identidade docente.