RESUMO: Atualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos.