O presente artigo busca promover uma reflexão crítica sobre as possibilidades da mídia TV Digital interativa (TVDi) na educação infantil, tendo a sociologia da infância como aporte teórico para compreender a criança como construtora de cultura por meio de suas experiências, num espaço-tempo que cada vez mais se diversifica em possibilidades de uso das tecnologias. Nesse sentido, realizou-se um estudo histórico e bibliográfico, que nos permitiu destacar os programas de televisão Winky Dink and You, encontrado no estudo de Teixeira (2008), sendo exposto como o primeiro programa interativo da história da televisão, e a Turma da árvore,contido no estudo de Tavares et al. (2007), como alternativas para pensar sobre o lugar da criança na relação com mídias interativas, especialmente televisionadas. A partir do debate sobre a qualidade das interações que a criança pode estabelecer na relação com esses programas, lançamos luzes sobre o potencial educacional da TVDi na ruptura com os olhares adultocêntricos e conservadores, que colocam a criança na condição de consumidora de conteúdos televisionados. Dentre tantas tecnologias vigentes, a TVDi compõe-se de características diferenciadas em comparação com a TV analógica, além da melhoria de som e imagem, tem-se a interatividade que aliada ao canal de retorno, através da internet, possibilita uma gama de recursos, dentre estes, os educacionais. É preciso considerar que as crianças já nascem imersas a novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sendo necessário que os profissionais atuantes na educação infantil busquem maneiras de provocar experiências que valorizem a participação ativa e refletida da criança nesse contexto, ampliando as possibilidades de expressão estética e lúdica no trabalho pedagógico com crianças.