Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES NO USO EDUCATIVO DA TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TV DIGITAL INTERATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38277
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1501
    "inscrito_id" => 6569
    "titulo" => "POSSIBILIDADES NO USO EDUCATIVO DA TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo busca promover uma reflexão crítica sobre as possibilidades da mídia TV Digital interativa (TVDi) na  educação infantil, tendo a sociologia da infância como aporte teórico para compreender a criança como construtora de cultura por meio de suas experiências, num espaço-tempo que cada vez mais se diversifica em possibilidades de uso das tecnologias. Nesse sentido, realizou-se um estudo histórico e bibliográfico, que nos permitiu destacar os programas de televisão Winky Dink and You, encontrado no estudo de Teixeira (2008), sendo exposto como o primeiro programa interativo da história da televisão, e a Turma da árvore,contido no estudo de Tavares et al. (2007), como alternativas para pensar sobre o lugar da criança na relação com mídias interativas, especialmente televisionadas. A partir do debate sobre a qualidade das interações que a criança pode estabelecer na relação com esses programas, lançamos luzes sobre o potencial educacional da TVDi na ruptura com os olhares adultocêntricos e conservadores, que colocam a criança na condição de consumidora de conteúdos televisionados. Dentre tantas tecnologias vigentes, a TVDi compõe-se de características diferenciadas em comparação com a TV analógica, além da melhoria de som e imagem, tem-se a interatividade que aliada ao canal de retorno, através da internet, possibilita uma gama de recursos, dentre estes, os educacionais. É preciso considerar que as crianças já nascem imersas a novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sendo necessário que os profissionais atuantes na educação infantil busquem maneiras de provocar experiências que valorizem a participação ativa e refletida da criança nesse contexto, ampliando as possibilidades de expressão estética e lúdica no trabalho pedagógico com crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TV DIGITAL INTERATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6569_10092017204512.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO VIEIRA DIAS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO JÚNIOR"
    "autor_email" => "mauriciodias.junior@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38277
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1501
    "inscrito_id" => 6569
    "titulo" => "POSSIBILIDADES NO USO EDUCATIVO DA TV DIGITAL INTERATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo busca promover uma reflexão crítica sobre as possibilidades da mídia TV Digital interativa (TVDi) na  educação infantil, tendo a sociologia da infância como aporte teórico para compreender a criança como construtora de cultura por meio de suas experiências, num espaço-tempo que cada vez mais se diversifica em possibilidades de uso das tecnologias. Nesse sentido, realizou-se um estudo histórico e bibliográfico, que nos permitiu destacar os programas de televisão Winky Dink and You, encontrado no estudo de Teixeira (2008), sendo exposto como o primeiro programa interativo da história da televisão, e a Turma da árvore,contido no estudo de Tavares et al. (2007), como alternativas para pensar sobre o lugar da criança na relação com mídias interativas, especialmente televisionadas. A partir do debate sobre a qualidade das interações que a criança pode estabelecer na relação com esses programas, lançamos luzes sobre o potencial educacional da TVDi na ruptura com os olhares adultocêntricos e conservadores, que colocam a criança na condição de consumidora de conteúdos televisionados. Dentre tantas tecnologias vigentes, a TVDi compõe-se de características diferenciadas em comparação com a TV analógica, além da melhoria de som e imagem, tem-se a interatividade que aliada ao canal de retorno, através da internet, possibilita uma gama de recursos, dentre estes, os educacionais. É preciso considerar que as crianças já nascem imersas a novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sendo necessário que os profissionais atuantes na educação infantil busquem maneiras de provocar experiências que valorizem a participação ativa e refletida da criança nesse contexto, ampliando as possibilidades de expressão estética e lúdica no trabalho pedagógico com crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TV DIGITAL INTERATIVA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6569_10092017204512.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO VIEIRA DIAS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO JÚNIOR"
    "autor_email" => "mauriciodias.junior@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo busca promover uma reflexão crítica sobre as possibilidades da mídia TV Digital interativa (TVDi) na educação infantil, tendo a sociologia da infância como aporte teórico para compreender a criança como construtora de cultura por meio de suas experiências, num espaço-tempo que cada vez mais se diversifica em possibilidades de uso das tecnologias. Nesse sentido, realizou-se um estudo histórico e bibliográfico, que nos permitiu destacar os programas de televisão Winky Dink and You, encontrado no estudo de Teixeira (2008), sendo exposto como o primeiro programa interativo da história da televisão, e a Turma da árvore,contido no estudo de Tavares et al. (2007), como alternativas para pensar sobre o lugar da criança na relação com mídias interativas, especialmente televisionadas. A partir do debate sobre a qualidade das interações que a criança pode estabelecer na relação com esses programas, lançamos luzes sobre o potencial educacional da TVDi na ruptura com os olhares adultocêntricos e conservadores, que colocam a criança na condição de consumidora de conteúdos televisionados. Dentre tantas tecnologias vigentes, a TVDi compõe-se de características diferenciadas em comparação com a TV analógica, além da melhoria de som e imagem, tem-se a interatividade que aliada ao canal de retorno, através da internet, possibilita uma gama de recursos, dentre estes, os educacionais. É preciso considerar que as crianças já nascem imersas a novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), sendo necessário que os profissionais atuantes na educação infantil busquem maneiras de provocar experiências que valorizem a participação ativa e refletida da criança nesse contexto, ampliando as possibilidades de expressão estética e lúdica no trabalho pedagógico com crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.