Atualmente, com o advento da geotecnologia tornou-se possível reconhecer os ambientes
mais distantes, como também revolucionou os procedimentos de elaboração dos mapas, da análise e
representação do espaço geográfico. O avanço das geotecnologias, representadas pelo Sistema de
Informação (SIG) e pela cartografia digital, constituem ferramentas adequadas para conhecer o
entorno, para demarcar territorialmente as atividades econômicas, realizar a representação geográfica
sociocultural, dentre outras práticas socioculturais. Explorar os recursos das geotecnologias no
processo de ensino-aprendizagem torna-se imprescindível para conhecer o espaço geográfico e o
funcionamento da natureza em suas múltiplas reações com a sociedade. Este trabalho apresenta uma
experiência pedagógica do uso das novas geotecnogias (SIG) na elaboração da cartografia social dos
povos tradicionais coletores das palmáceas em MT. O uso do SIG possibilitou otimizar o ensino da
geografia proporcionando ao educando a análise de fenômenos complexos, assim como uma maior
visualização e aproximação do seu espaço de vivencia com evento estudado. Permitiu também,
localizar os diferentes tipos de palmeiras em interação com os agentes socioculturais, em um sistema
de coordenadas que, a partir de um padrão de leitura, podem ser relacionados entre si e analisados de
acordo com a distribuição e densidade no espaço.