O presente artigo tem como ponto de partida: reflexões a cerca da Educação a distância na região do Centro-Oeste. Sendo assim, busca-se levantar discussões sobre o contexto desse ensino, e as políticas educacionais atuais nessa modalidade que tanto cresce no Brasil. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a vivência no espaço educacional, e a importância no ensino superior na educação a distância, bem como atrelar as tecnologias e inovações de aprendizagem e suas ferramentas. Tendo como objetivos específicos: apresentar de forma significativa como os papéis dos autores ativos desenvolvem nesse processo, e seus vários desafios nessa modalidade, as ferramentas virtuais de ensino para a melhoria da formação docente e suas transformações que vão colaborar para a qualidade do ensino. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores que desenvolvem estudos sobre o assunto, para que possamos embasar de forma concisa este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Catapan, 2010). (Mil, 2010). (Battist, 2010). (Weiduschat; Rafaeli, Kremer, 2008). O interesse pela temática está relacionado por estarmos inseridos no espaço da instituição desenvolvendo a função de coordenador de tutoria no processo pedagógico da educação a distância, e assim, viabiliza-se subsídios de reflexões e relatos de experiências sobre o âmbito desse ensino que está sendo disseminado de forma tão rápida em todo o país. E perceber que o espaço virtual e as novas tecnologias são ainda grandes desafios a serem superados, tanto para os profissionais como para os estudantes dessa modalidade de ensino a distância.