Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35606
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2324
    "inscrito_id" => 5664
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A maioria da população brasileira tem grandes dificuldades em compreender conceitos básicos de Matemática, principalmente por causa do ensino descontextualizado e desconexo ao cotidiano. Não há dúvidas de que o ensino de Matemática é de extrema importância para se lidar com as situações do mundo atual. Abordamos neste artigo a resolução de problemas matemáticos e sua importância no ensino da matemática. Este trabalho representa uma valiosa contribuição para a melhoria da prática pedagógica em relação ao fazer matemático O mesmo vem auxiliar o professor das séries iniciais quanto à discussão em relação à temática da resolução de problemas. Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas no que diz respeito a seus princípios teóricos e pedagógicos quanto à resolução de problemas. Para isso nos apoiamos em uma pesquisa bibliográfica de autores que se debruçaram nessa temática. Diante desse estudo bibliográfico, nossa intenção é compreender como a resolução de problemas pode favorecer o ensino da matemática e como essas concepções de resolução de problemas contribuem para uma aprendizagem significativa. Na busca por formas mais efetivas de ensinar Matemática, tem se desenvolvido inúmeras linhas de pesquisa em Educação Matemática. Tais pesquisas, ao longo do tempo, tornaram-se verdadeiras tendências, seja na organização das práticas de ensino de Matemática ou mesmo na elaboração de parâmetros para a construção de programas de ensino pelos educadores, é o caso da estratégia de resolução de problemas que hoje e parte integrante de toda formação inicial e continuada de professores nas áreas de educação matemática e temática da pesquisa deste trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5664_11092017205233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO"
    "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35606
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2324
    "inscrito_id" => 5664
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A maioria da população brasileira tem grandes dificuldades em compreender conceitos básicos de Matemática, principalmente por causa do ensino descontextualizado e desconexo ao cotidiano. Não há dúvidas de que o ensino de Matemática é de extrema importância para se lidar com as situações do mundo atual. Abordamos neste artigo a resolução de problemas matemáticos e sua importância no ensino da matemática. Este trabalho representa uma valiosa contribuição para a melhoria da prática pedagógica em relação ao fazer matemático O mesmo vem auxiliar o professor das séries iniciais quanto à discussão em relação à temática da resolução de problemas. Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas no que diz respeito a seus princípios teóricos e pedagógicos quanto à resolução de problemas. Para isso nos apoiamos em uma pesquisa bibliográfica de autores que se debruçaram nessa temática. Diante desse estudo bibliográfico, nossa intenção é compreender como a resolução de problemas pode favorecer o ensino da matemática e como essas concepções de resolução de problemas contribuem para uma aprendizagem significativa. Na busca por formas mais efetivas de ensinar Matemática, tem se desenvolvido inúmeras linhas de pesquisa em Educação Matemática. Tais pesquisas, ao longo do tempo, tornaram-se verdadeiras tendências, seja na organização das práticas de ensino de Matemática ou mesmo na elaboração de parâmetros para a construção de programas de ensino pelos educadores, é o caso da estratégia de resolução de problemas que hoje e parte integrante de toda formação inicial e continuada de professores nas áreas de educação matemática e temática da pesquisa deste trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5664_11092017205233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO"
    "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A maioria da população brasileira tem grandes dificuldades em compreender conceitos básicos de Matemática, principalmente por causa do ensino descontextualizado e desconexo ao cotidiano. Não há dúvidas de que o ensino de Matemática é de extrema importância para se lidar com as situações do mundo atual. Abordamos neste artigo a resolução de problemas matemáticos e sua importância no ensino da matemática. Este trabalho representa uma valiosa contribuição para a melhoria da prática pedagógica em relação ao fazer matemático O mesmo vem auxiliar o professor das séries iniciais quanto à discussão em relação à temática da resolução de problemas. Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas no que diz respeito a seus princípios teóricos e pedagógicos quanto à resolução de problemas. Para isso nos apoiamos em uma pesquisa bibliográfica de autores que se debruçaram nessa temática. Diante desse estudo bibliográfico, nossa intenção é compreender como a resolução de problemas pode favorecer o ensino da matemática e como essas concepções de resolução de problemas contribuem para uma aprendizagem significativa. Na busca por formas mais efetivas de ensinar Matemática, tem se desenvolvido inúmeras linhas de pesquisa em Educação Matemática. Tais pesquisas, ao longo do tempo, tornaram-se verdadeiras tendências, seja na organização das práticas de ensino de Matemática ou mesmo na elaboração de parâmetros para a construção de programas de ensino pelos educadores, é o caso da estratégia de resolução de problemas que hoje e parte integrante de toda formação inicial e continuada de professores nas áreas de educação matemática e temática da pesquisa deste trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.