Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TENDÊNCIAS NA PESQUISA E ABORDAGEM SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: IMPASSES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, CONTINUIDADES E PERSPECTIVAS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38667 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1643 "inscrito_id" => 6682 "titulo" => "TENDÊNCIAS NA PESQUISA E ABORDAGEM SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: IMPASSES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, CONTINUIDADES E PERSPECTIVAS." "resumo" => """ Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre as tendências na pesquisa e abordagem sobre formação e trabalho docente no Brasil com o foco nos impasses teórico-metodológicos, continuidades e perspectivas, pois o mesmo é fruto das discussões dos seminários realizados sobre esta temática. Tendo como recorte inicial a abordagem dos modelos que orientam as práticas e políticas de formação docente no Brasil; com base no aporte teórico de Pereira (2014) discutindo da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social; Schön (2000) discorrendo sobre educando o profissional reflexivo e Schön (1995) formar professores como profissionais reflexivos; Gómez (1995) vai discorrer sobre o pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo; Giroux (1997) vai discorrer sobre os professores como intelectuais, rumo à pedagogia crítica da aprendizagem; Tardif(2002) que trata dos saberes docentes e formação profissional; Moraes(Org. 2003) faz compreender o movimento de dimensão prática de forma individual; Contreras(2002) vai discorrer sobre a autonomia dos professores; \r\nResumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre as tendências na pesquisa e abordagem sobre formação e trabalho docente no Brasil com o foco nos impasses teó O outro recorte tratará do estudo centrado na formação de professores e trabalho docente onde serão discutidos os textos de Enguita( 1991) que vai tratar da ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização; Hypolito(1999) vai discorrer sobre as questões do trabalho docente e profissionalização; Cunha (1999) vai acrescentar sobre a temática de profissionalização docente; Ozga; Lawn(1991) vão tratar da tese da proletarização; Jáen (1991) vai analisar a docência como trabalho; Oliveira (2004) que tratam da reestruturação do trabalho docente, precarização e flexibilização; os textos de Hypolito;Vieira; Pizzi (2009) que tratam da reestruturação curricular e auto-intensificação do trabalho docente; Apple(1995) trata do trabalho docente com ênfase nas relações de classe e gênero; Arroyo (2011) vai tratar da humanização na docência.O outro recorte tratará do estudo centrado na formação de professores e trabalho docente onde serão discutidos os textos de Enguita( 1991) que vai tratar da amb """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6682_11092017013115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA FERREIRA ENES" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cris_enes_czs@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38667 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1643 "inscrito_id" => 6682 "titulo" => "TENDÊNCIAS NA PESQUISA E ABORDAGEM SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: IMPASSES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, CONTINUIDADES E PERSPECTIVAS." "resumo" => """ Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre as tendências na pesquisa e abordagem sobre formação e trabalho docente no Brasil com o foco nos impasses teórico-metodológicos, continuidades e perspectivas, pois o mesmo é fruto das discussões dos seminários realizados sobre esta temática. Tendo como recorte inicial a abordagem dos modelos que orientam as práticas e políticas de formação docente no Brasil; com base no aporte teórico de Pereira (2014) discutindo da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social; Schön (2000) discorrendo sobre educando o profissional reflexivo e Schön (1995) formar professores como profissionais reflexivos; Gómez (1995) vai discorrer sobre o pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo; Giroux (1997) vai discorrer sobre os professores como intelectuais, rumo à pedagogia crítica da aprendizagem; Tardif(2002) que trata dos saberes docentes e formação profissional; Moraes(Org. 2003) faz compreender o movimento de dimensão prática de forma individual; Contreras(2002) vai discorrer sobre a autonomia dos professores; \r\nResumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre as tendências na pesquisa e abordagem sobre formação e trabalho docente no Brasil com o foco nos impasses teó O outro recorte tratará do estudo centrado na formação de professores e trabalho docente onde serão discutidos os textos de Enguita( 1991) que vai tratar da ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização; Hypolito(1999) vai discorrer sobre as questões do trabalho docente e profissionalização; Cunha (1999) vai acrescentar sobre a temática de profissionalização docente; Ozga; Lawn(1991) vão tratar da tese da proletarização; Jáen (1991) vai analisar a docência como trabalho; Oliveira (2004) que tratam da reestruturação do trabalho docente, precarização e flexibilização; os textos de Hypolito;Vieira; Pizzi (2009) que tratam da reestruturação curricular e auto-intensificação do trabalho docente; Apple(1995) trata do trabalho docente com ênfase nas relações de classe e gênero; Arroyo (2011) vai tratar da humanização na docência.O outro recorte tratará do estudo centrado na formação de professores e trabalho docente onde serão discutidos os textos de Enguita( 1991) que vai tratar da amb """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, TRABALHO DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6682_11092017013115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA FERREIRA ENES" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cris_enes_czs@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir sobre as tendências na pesquisa e abordagem sobre formação e trabalho docente no Brasil com o foco nos impasses teórico-metodológicos, continuidades e perspectivas, pois o mesmo é fruto das discussões dos seminários realizados sobre esta temática. Tendo como recorte inicial a abordagem dos modelos que orientam as práticas e políticas de formação docente no Brasil; com base no aporte teórico de Pereira (2014) discutindo da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social; Schön (2000) discorrendo sobre educando o profissional reflexivo e Schön (1995) formar professores como profissionais reflexivos; Gómez (1995) vai discorrer sobre o pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo; Giroux (1997) vai discorrer sobre os professores como intelectuais, rumo à pedagogia crítica da aprendizagem; Tardif(2002) que trata dos saberes docentes e formação profissional; Moraes(Org. 2003) faz compreender o movimento de dimensão prática de forma individual; Contreras(2002) vai discorrer sobre a autonomia dos professores; O outro recorte tratará do estudo centrado na formação de professores e trabalho docente onde serão discutidos os textos de Enguita( 1991) que vai tratar da ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização; Hypolito(1999) vai discorrer sobre as questões do trabalho docente e profissionalização; Cunha (1999) vai acrescentar sobre a temática de profissionalização docente; Ozga; Lawn(1991) vão tratar da tese da proletarização; Jáen (1991) vai analisar a docência como trabalho; Oliveira (2004) que tratam da reestruturação do trabalho docente, precarização e flexibilização; os textos de Hypolito;Vieira; Pizzi (2009) que tratam da reestruturação curricular e auto-intensificação do trabalho docente; Apple(1995) trata do trabalho docente com ênfase nas relações de classe e gênero; Arroyo (2011) vai tratar da humanização na docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.