TABULEIRO DAS REGIÕES: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38644 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3018 "inscrito_id" => 8877 "titulo" => "TABULEIRO DAS REGIÕES: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A Geografia é uma ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico e suas dinâmicas transformações a partir da ação do homem. Através dos conhecimentos geográficos os alunos tem a possibilidade de compreender quais as motivações que faz o homem interferir na natureza e as consequências dessa interferência humana na natureza. Além disso, por se tratar de uma ciência que traz uma reflexão acerca do papel que os indivíduos devem exercer na sociedade, a Geografia contribui para a formação cidadã dos alunos. Sabe-se que a falta de interesse de muitos alunos em estudar é um grande problema enfrentado pelos professores e essa situação exige cada vez mais desses profissionais a busca por metodologias de ensino que desperte o interesse ativo dos educandos, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais significativa. O presente trabalho objetiva apresentar o jogo como metodologia lúdica que os professores de Geografia podem utilizar para enriquecer o ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem, primeiramente, em um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos que abordam a temática em estudo. Em seguida, foi aplicado o jogo “Tabuleiro das Regiões” com alunos de uma escola pública estadual do município de Arapiraca-AL que é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no intuito, de constatar se essa metodologia lúdica realmente contribui para o ensino-aprendizagem de Geografia. Desse modo, para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa é necessário que os professores desenvolvam um trabalho pedagógico que desperte nos alunos o interesse e o prazer em aprender, pois se constitui em um bom caminho para a construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8877_02102017132254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNAR DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYNAR A.S" "autor_email" => "thaynar_almeida@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38644 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3018 "inscrito_id" => 8877 "titulo" => "TABULEIRO DAS REGIÕES: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A Geografia é uma ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico e suas dinâmicas transformações a partir da ação do homem. Através dos conhecimentos geográficos os alunos tem a possibilidade de compreender quais as motivações que faz o homem interferir na natureza e as consequências dessa interferência humana na natureza. Além disso, por se tratar de uma ciência que traz uma reflexão acerca do papel que os indivíduos devem exercer na sociedade, a Geografia contribui para a formação cidadã dos alunos. Sabe-se que a falta de interesse de muitos alunos em estudar é um grande problema enfrentado pelos professores e essa situação exige cada vez mais desses profissionais a busca por metodologias de ensino que desperte o interesse ativo dos educandos, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais significativa. O presente trabalho objetiva apresentar o jogo como metodologia lúdica que os professores de Geografia podem utilizar para enriquecer o ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem, primeiramente, em um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos que abordam a temática em estudo. Em seguida, foi aplicado o jogo “Tabuleiro das Regiões” com alunos de uma escola pública estadual do município de Arapiraca-AL que é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no intuito, de constatar se essa metodologia lúdica realmente contribui para o ensino-aprendizagem de Geografia. Desse modo, para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa é necessário que os professores desenvolvam um trabalho pedagógico que desperte nos alunos o interesse e o prazer em aprender, pois se constitui em um bom caminho para a construção de uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8877_02102017132254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNAR DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYNAR A.S" "autor_email" => "thaynar_almeida@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }