O uso do experimento investigativo mostra-se de grande valia nas aulas de Química, pois o mesmo incentiva o trabalho em grupo, com uma participação mais ativa dos estudantes, facilitando o processo de aprendizagem. O mesmo tem uma grande contribuição para o desenvolvimento dos estudantes, pois possibilita uma maior participação e interação aluno-aluno nas aulas de Química. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo relatar sobre as contribuições que os experimentos investigativos podem proporcionar aos estudantes. Tivemos como participantes da pesquisa estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola de Referência localizada na cidade de Carpina – PE. O trabalho foi realizado por meio do PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação a docência) e foi desenvolvido através da intervenção realizada na escola. O experimento escolhido foi sobre misturas e os estudantes tinham que investigar a diferença entre misturas homogênea e heterogênea utilizando materiais presentes no seu cotidiano. Observou-se pelos resultados pós experimento que a maioria dos alunos possuem interesse pela disciplina de Química quando a mesma aproxima-se do seu cotidiano, levando-os as aulas práticas em laboratórios e rompendo com idéia de que as aulas de Químicas são chatas e desinteressantes. Concluímos que esse tipo de metodologia conseguiu cativar os alunos a participarem das discussões e obterem um aprendizado maior em que a maioria teve êxito nas suas notas. No entanto, é difícil a iniciativa por parte do professor em propor experimentos para o ensino médio, pois nem sempre a formação inicial desenvolve habilidades que capacitem os futuros professores para a experimentação.