SEXO/SEXUALIDADE INFANTIL: A DESCOBERTA DO CORPO, NA DIMENSÃO ESCOLAR
Irailde Dias de Melo
UniGrendal
Iraildedias2009@hotmail.com
Orientadora: Kátia Farias Antero
Faculdade Maurício de Nassau, (Campus-Campina Grande); Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Diversidade – NUPEDI/IFPB – CNPQ
professorakatiaantero@hotmail.com
Resumo: No que discernem em falar sobre Sexo/Sexualidade, é a curiosidade em que hoje ainda acontece no meio social e instituições escolares, por ser pouco falado, levando- a perguntas que muitas vezes não são esclarecidas. Diante desse momento tivemos o intuito em fazer um trabalho com oito (08) professores das Escolas Municipais: Modelo e Francisco Apolinário da Silva do Fundamental I, no Município de Areial, para saber como eles trabalham com questões relacionadas ao sexo/sexualidade ou mesmo o gênero com os alunos, sabendo que a descoberta do corpo é fundamental para a criança se descobrir como um ser diferente do outro, também analisar o nível de compreensão desse conceito de sexo/sexualidade de professores, enquanto conhecedor. Fizemos o uso do método qualitativo descritivo, primeiro uma conversa no planejamento dando os informes, depois um questionário para saber a aceitação do trabalho em seguida as observações nas escolas durante uma semana, manhã e tarde. Com objetivo de realizar a pesquisa, depois expandir para outras Escolas. No primeiro encontro o trabalho foi bem aceito e discutido, está em faze de conclusão, os professores que estão envolvidos estão analisando e buscando respostas para suas inquietações, pretende-se levar as outros que não estão envolvidos, mas que estão esperando o momento para iniciar com o trabalho sobre Sexo/Sexualidade Infantil: a descoberta do corpo, na dimensão escolar. Para os que estão trabalhando nesse momento está sendo satisfatório para orientação das crianças e suporte para os professores que ainda tinham receio em falar do tema Sexo/Sexualidade na sala de aula.
Palavras –chave: Sexo, sexualidade, gênero, diversidade sexual.