Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÔ EXPLORADOR MULTIFUNCIONAL: ALTERNATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOVAS METODOLOGIAS EDUCATIVAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ROBÔ EXPLORADOR, SENSORES Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38583
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2996
    "inscrito_id" => 6907
    "titulo" => "ROBÔ EXPLORADOR MULTIFUNCIONAL: ALTERNATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOVAS METODOLOGIAS EDUCATIVAS"
    "resumo" => "A inserção em um contexto moderno da sociedade exige a necessidade de desenvolver métodos e mecanismos educacionais inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento e a evolução da sociedade. Nesse contexto, com o avanço proporcionado pelas TICs, possibilita aos alunos extrapolar o manuseio das partes do robô capacitando-os para uma aprendizagem significativa e científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia digital. Com isso, a robótica nasce através de um sonho humano para se tornar uma mola dinâmica na aplicação de diversas finalidades, envolvendo um campo vasto interdisciplinar de engenharia mecânica, elétrica, civil e computacional. Os robôs, graças ao seu sistema lógico ou informático, podem ser reprogramados e usados em uma gama de possibilidades e, através de sua versatilidade, é um trabalho em conjunto de processos que deixa na sua essência, o encanto e a inovação. Este artigo descreve alguns aspectos do speed para analisar como o projeto do robô explorador multifuncional que monitora diferentes ambientes pode contribuir para o avanço de metodologias educativas de ensino na adaptação da realidade tecnológica, com a utilização de sensores, atuadores e materiais recicláveis na parte estrutural, fomentando o aproveitamento e a consciência ambiental, controlado por um aplicativo Android via bluetooth que permite controlar as informações e os comandos enviados ao Arduino, Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educador a se inserir no campo do uso de metodologias inovadoras e que possibilite maior interatividade na sala de aula, utilizando o projeto do robô explorador multifuncional como ferramenta para o melhor aprendizado por parte do educando, o que tornará o ambiente acadêmico mais atraente e enfatizará um apelo lúdico ao mesmo, propiciando a experimentação e estimulando a criatividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ROBÔ EXPLORADOR, SENSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6907_01102017003644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "ronaldorodrigues34@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38583
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2996
    "inscrito_id" => 6907
    "titulo" => "ROBÔ EXPLORADOR MULTIFUNCIONAL: ALTERNATIVAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOVAS METODOLOGIAS EDUCATIVAS"
    "resumo" => "A inserção em um contexto moderno da sociedade exige a necessidade de desenvolver métodos e mecanismos educacionais inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento e a evolução da sociedade. Nesse contexto, com o avanço proporcionado pelas TICs, possibilita aos alunos extrapolar o manuseio das partes do robô capacitando-os para uma aprendizagem significativa e científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia digital. Com isso, a robótica nasce através de um sonho humano para se tornar uma mola dinâmica na aplicação de diversas finalidades, envolvendo um campo vasto interdisciplinar de engenharia mecânica, elétrica, civil e computacional. Os robôs, graças ao seu sistema lógico ou informático, podem ser reprogramados e usados em uma gama de possibilidades e, através de sua versatilidade, é um trabalho em conjunto de processos que deixa na sua essência, o encanto e a inovação. Este artigo descreve alguns aspectos do speed para analisar como o projeto do robô explorador multifuncional que monitora diferentes ambientes pode contribuir para o avanço de metodologias educativas de ensino na adaptação da realidade tecnológica, com a utilização de sensores, atuadores e materiais recicláveis na parte estrutural, fomentando o aproveitamento e a consciência ambiental, controlado por um aplicativo Android via bluetooth que permite controlar as informações e os comandos enviados ao Arduino, Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educador a se inserir no campo do uso de metodologias inovadoras e que possibilite maior interatividade na sala de aula, utilizando o projeto do robô explorador multifuncional como ferramenta para o melhor aprendizado por parte do educando, o que tornará o ambiente acadêmico mais atraente e enfatizará um apelo lúdico ao mesmo, propiciando a experimentação e estimulando a criatividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ROBÔ EXPLORADOR, SENSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6907_01102017003644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "ronaldorodrigues34@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A inserção em um contexto moderno da sociedade exige a necessidade de desenvolver métodos e mecanismos educacionais inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento e a evolução da sociedade. Nesse contexto, com o avanço proporcionado pelas TICs, possibilita aos alunos extrapolar o manuseio das partes do robô capacitando-os para uma aprendizagem significativa e científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia digital. Com isso, a robótica nasce através de um sonho humano para se tornar uma mola dinâmica na aplicação de diversas finalidades, envolvendo um campo vasto interdisciplinar de engenharia mecânica, elétrica, civil e computacional. Os robôs, graças ao seu sistema lógico ou informático, podem ser reprogramados e usados em uma gama de possibilidades e, através de sua versatilidade, é um trabalho em conjunto de processos que deixa na sua essência, o encanto e a inovação. Este artigo descreve alguns aspectos do speed para analisar como o projeto do robô explorador multifuncional que monitora diferentes ambientes pode contribuir para o avanço de metodologias educativas de ensino na adaptação da realidade tecnológica, com a utilização de sensores, atuadores e materiais recicláveis na parte estrutural, fomentando o aproveitamento e a consciência ambiental, controlado por um aplicativo Android via bluetooth que permite controlar as informações e os comandos enviados ao Arduino, Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educador a se inserir no campo do uso de metodologias inovadoras e que possibilite maior interatividade na sala de aula, utilizando o projeto do robô explorador multifuncional como ferramenta para o melhor aprendizado por parte do educando, o que tornará o ambiente acadêmico mais atraente e enfatizará um apelo lúdico ao mesmo, propiciando a experimentação e estimulando a criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.