A inserção em um contexto moderno da sociedade exige a necessidade de desenvolver métodos e mecanismos educacionais inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento e a evolução da sociedade. Nesse contexto, com o avanço proporcionado pelas TICs, possibilita aos alunos extrapolar o manuseio das partes do robô capacitando-os para uma aprendizagem significativa e científica que desenvolva o raciocínio lógico, possibilitando acesso efetivo à tecnologia digital. Com isso, a robótica nasce através de um sonho humano para se tornar uma mola dinâmica na aplicação de diversas finalidades, envolvendo um campo vasto interdisciplinar de engenharia mecânica, elétrica, civil e computacional. Os robôs, graças ao seu sistema lógico ou informático, podem ser reprogramados e usados em uma gama de possibilidades e, através de sua versatilidade, é um trabalho em conjunto de processos que deixa na sua essência, o encanto e a inovação. Este artigo descreve alguns aspectos do speed para analisar como o projeto do robô explorador multifuncional que monitora diferentes ambientes pode contribuir para o avanço de metodologias educativas de ensino na adaptação da realidade tecnológica, com a utilização de sensores, atuadores e materiais recicláveis na parte estrutural, fomentando o aproveitamento e a consciência ambiental, controlado por um aplicativo Android via bluetooth que permite controlar as informações e os comandos enviados ao Arduino, Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educador a se inserir no campo do uso de metodologias inovadoras e que possibilite maior interatividade na sala de aula, utilizando o projeto do robô explorador multifuncional como ferramenta para o melhor aprendizado por parte do educando, o que tornará o ambiente acadêmico mais atraente e enfatizará um apelo lúdico ao mesmo, propiciando a experimentação e estimulando a criatividade.