O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos neurológicos mais comuns da infância e adolescência (American Academy of Pediatrics, 2000), caracterizada por uma desordem mental, que inclui dificuldade de atenção, presença de hiperatividade e impulsividade. A inclusão da criança hiperativa na escola, exige uma atenção especial por parte do professor, que pode adotar estratégias didáticas e uma ação pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo mediado pelas atividades lúdicas. Destarte, o objetivo desse estudo foi apresentar as contribuições das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH. Para tanto, foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica Integrativa. Os principais resultados indicam que as atividades lúdicas são relevantes não somente para complementar o acompanhamento, seja este fonoaudiológico, psicológico ou psicopedagógico, de crianças portadoras do TDAH, como também beneficiar a aprendizagem das atividades propostas no dia a dia da sala de aula em escolas. Dentro desta perspectiva, conclui-se que o lúdico contribui para o desenvolvimento integral da criança, bem como favorece a inclusão. A ludicidade é uma estratégia pedagógica excelente para desenvolver a atenção da criança com TDAH, pois, é por meio dos jogos e brincadeiras, que as crianças passam a compreender e a utilizar regras empregadas no processo ensino-aprendizagem. O presente artigo também ressaltará a importância do lúdico na formação acadêmica do professor; a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade. Nesse sentido, destacamos a necessidade de que os profissionais da educação estejam capacitados, em conhecimento e habilidades, para propiciar um ambiente facilitador onde promova possibilidades de a criança criar, superar os desafios e caminhar com mais segurança.