O presente trabalho teve como objetivo principal compreender como as professoras do ciclo de alfabetização na organização do seu trabalho pedagógico utilizam os gêneros textuais em sala de aula no processo de alfabetização e letramento. Tivemos como objetivos específicos identificar e analisar qual a concepção sobre a utilização dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento na visão das professoras dos ciclos de alfabetização e analisar de que forma é organizada e desenvolvida a aula pelas professoras no ciclo de alfabetização ao utilizar os gêneros textuais. As interlocutoras da pesquisa foram professoras do segundo e terceiro anos de uma escola municipal de João Pessoa. Como metodologia de pesquisa, foi priorizada a abordagem qualitativa, fazendo uso das ferramentas de observação e entrevista semiestruturada. Buscamos apoio nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1992), Bakhtin (2000), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que de acordo com o que foi observado na instituição onde foi realizada a pesquisa, o uso dos gêneros textuais ainda não é tão frequente, e poderia ser mais explorado no dia a dia dos alunos, priorizando suas vivências e fazendo ligação com os conteúdos ministrados pelas professoras em sala de aula; diante das observações feitas nas duas salas, o uso dos gêneros é diferenciado, pois percebemos realidades diferenciadas com relação à inserção dos gêneros, pois das duas professoras observadas, apenas uma incluía os gêneros textuais em sua aula e claramente observamos resultados positivos com relação à leitura e escrita das crianças.