TORNAR-SE PAI: DA TRADIÇÃO AOS MODELOS HOMOPARENTAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38684 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2317 "inscrito_id" => 5344 "titulo" => "TORNAR-SE PAI: DA TRADIÇÃO AOS MODELOS HOMOPARENTAIS" "resumo" => "Resumo: A família nuclear, composta por pai, mãe e filhos, por muito tempo, foi considerada prototípica, sobretudo para o Ocidente. No entanto, esse modelo têm sofrido profundas alterações e novos arranjos começam a ganhar espaço e visibilidade. Na literatura infantojuvenil deparamo-nos, amiúde com narrativas que albergam a diversidade dos laços homoparentais, considerando-os, numa perspectiva não discriminatória, o presente trabalho se propõe a refletir acerca da literatura infantil como uma ferramenta importante na discursão sobre o respeito à diversidade no contexto escolar. A literatura, nesse cenário, possibilita ao aluno o exercício da cidadania, sem contradições e estigmas; estimulando uma humanização no sujeito, perante sua realidade e a de outrem. O texto literário vislumbra o imaginário da criança, utilizando a linguagem metafórica para relatar os fatos cotidianos, de maneira lúdica. Por isso, é de suma importância, trabalharmos as pluralidades de temáticas, sobre a vida cotidiana, na perspectiva de diminuir os preconceitos, em sala de aula, estendendo-se ao contexto extra escolar, para com os alunos que vivem as novas configurações sociais e familiares, e, assim, tornar um ambiente plural e respeitável. Na esteira pedagógica, de acordo com os documentos oficiais, prioriza a humanização e inserção de todxs como prática pedagógica. Eis o caso da obra “Olívia tem dois papais” da autora Marcia Leite (2010), que versa sobre a relação de uma menina chamada Olívia, adotada por um casal homoafetivo. A autora utiliza uma linguagem simples e divertida para retratar o cotidiano da ‘nova’ família, apresentando às crianças novas formas de vivenciar as experiências com as figuras parentais e as relações afetivas, além de quebrar normas sociais que sustentam o modelo familiar patriarcal como único aceito. Entretanto, esse modelo não mais contempla os arranjos familiares contemporâneos. Dessa forma, numa conexão entre a literatura infanto juvenil e a teoria de Antônio Cândido, pretendemos analisar, no locus temporal da narrativa a (des)construção do conceito de família ante as atuais configurações; e como a introdução da literatura na prática pedagógica tem o poder de humanizar os processos de ensino e aprendizagem dxs alunxs frente às diversas temáticas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA, EDUCAÇÃO, HOMOPARENTALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5344_11092017204741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA DE GÓIS MOREIRA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wanessa1806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38684 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2317 "inscrito_id" => 5344 "titulo" => "TORNAR-SE PAI: DA TRADIÇÃO AOS MODELOS HOMOPARENTAIS" "resumo" => "Resumo: A família nuclear, composta por pai, mãe e filhos, por muito tempo, foi considerada prototípica, sobretudo para o Ocidente. No entanto, esse modelo têm sofrido profundas alterações e novos arranjos começam a ganhar espaço e visibilidade. Na literatura infantojuvenil deparamo-nos, amiúde com narrativas que albergam a diversidade dos laços homoparentais, considerando-os, numa perspectiva não discriminatória, o presente trabalho se propõe a refletir acerca da literatura infantil como uma ferramenta importante na discursão sobre o respeito à diversidade no contexto escolar. A literatura, nesse cenário, possibilita ao aluno o exercício da cidadania, sem contradições e estigmas; estimulando uma humanização no sujeito, perante sua realidade e a de outrem. O texto literário vislumbra o imaginário da criança, utilizando a linguagem metafórica para relatar os fatos cotidianos, de maneira lúdica. Por isso, é de suma importância, trabalharmos as pluralidades de temáticas, sobre a vida cotidiana, na perspectiva de diminuir os preconceitos, em sala de aula, estendendo-se ao contexto extra escolar, para com os alunos que vivem as novas configurações sociais e familiares, e, assim, tornar um ambiente plural e respeitável. Na esteira pedagógica, de acordo com os documentos oficiais, prioriza a humanização e inserção de todxs como prática pedagógica. Eis o caso da obra “Olívia tem dois papais” da autora Marcia Leite (2010), que versa sobre a relação de uma menina chamada Olívia, adotada por um casal homoafetivo. A autora utiliza uma linguagem simples e divertida para retratar o cotidiano da ‘nova’ família, apresentando às crianças novas formas de vivenciar as experiências com as figuras parentais e as relações afetivas, além de quebrar normas sociais que sustentam o modelo familiar patriarcal como único aceito. Entretanto, esse modelo não mais contempla os arranjos familiares contemporâneos. Dessa forma, numa conexão entre a literatura infanto juvenil e a teoria de Antônio Cândido, pretendemos analisar, no locus temporal da narrativa a (des)construção do conceito de família ante as atuais configurações; e como a introdução da literatura na prática pedagógica tem o poder de humanizar os processos de ensino e aprendizagem dxs alunxs frente às diversas temáticas sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA, EDUCAÇÃO, HOMOPARENTALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5344_11092017204741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANESSA DE GÓIS MOREIRA" "autor_nome_curto" => "WANESSA" "autor_email" => "wanessa1806@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }