Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTICULTURAS NA EJA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS SUJEITOS GUIANENSES E VENEZUELANOS INSERIDOS NA EJA NAS ESCOLAS DE BOA VISTA – RR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LÍNGUA, INTERCULTURALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37492
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4196
    "inscrito_id" => 7708
    "titulo" => "MULTICULTURAS NA EJA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS SUJEITOS GUIANENSES E VENEZUELANOS INSERIDOS NA EJA NAS ESCOLAS DE BOA VISTA – RR"
    "resumo" => "Atualmente, os estudos amazônicos têm chamado a atenção de grande parte dos pesquisadores das ciências da natureza e também das ciências humanas, dado o seu caráter global e a importância que o tema vem ganhando, tanto pelas motivações ambientais como pelas sociais e culturais. A proposta aqui apresentada concentra-se justamente nestas últimas, considerando a dinâmica intercultural no estado de Roraima, pertencente à Amazônia Legal. Assim, tendo em vista a diversidade cultural no estado de Roraima, a investigação ora proposta teve como objeto de análise as manifestações culturais de estrangeiros guianenses e venezuelanos inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA nas escolas públicas de Boa Vista-RR. Como objetivo geral, a pesquisa se propôs a identificar, analisar e comparar as aproximações e/ou distanciamentos culturais desses grupos de estrangeiros, considerando o processo de transculturação. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou perceber as relações entre as manifestações culturais dos grupos selecionados e a modalidade EJA; analisar as manifestações culturais encontradas, a partir de conceitos como interculturalidade e identidade, à luz de Feuri (2001) e Hall (2006), respectivamente; comparar os pontos de encontro e/ou distanciamento das práticas culturais entre os grupos de informantes guianenses e venezuelanos. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior e mais completa que analisou uma série de pontos relacionados à questão identitária, como a língua materna, língua portuguesa, línguas indígenas, entre outros. O recorte aqui apresentado se deterá, sobretudo, ao que foi investigado quanto às manifestações culturais relacionadas ao país de origem e ao país de residência dos entrevistados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LÍNGUA, INTERCULTURALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID7708_16102017185934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDEJANE MACHADO SÁ"
    "autor_nome_curto" => "LEIDEJANE SÁ"
    "autor_email" => "leidejanesa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37492
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4196
    "inscrito_id" => 7708
    "titulo" => "MULTICULTURAS NA EJA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS SUJEITOS GUIANENSES E VENEZUELANOS INSERIDOS NA EJA NAS ESCOLAS DE BOA VISTA – RR"
    "resumo" => "Atualmente, os estudos amazônicos têm chamado a atenção de grande parte dos pesquisadores das ciências da natureza e também das ciências humanas, dado o seu caráter global e a importância que o tema vem ganhando, tanto pelas motivações ambientais como pelas sociais e culturais. A proposta aqui apresentada concentra-se justamente nestas últimas, considerando a dinâmica intercultural no estado de Roraima, pertencente à Amazônia Legal. Assim, tendo em vista a diversidade cultural no estado de Roraima, a investigação ora proposta teve como objeto de análise as manifestações culturais de estrangeiros guianenses e venezuelanos inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA nas escolas públicas de Boa Vista-RR. Como objetivo geral, a pesquisa se propôs a identificar, analisar e comparar as aproximações e/ou distanciamentos culturais desses grupos de estrangeiros, considerando o processo de transculturação. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou perceber as relações entre as manifestações culturais dos grupos selecionados e a modalidade EJA; analisar as manifestações culturais encontradas, a partir de conceitos como interculturalidade e identidade, à luz de Feuri (2001) e Hall (2006), respectivamente; comparar os pontos de encontro e/ou distanciamento das práticas culturais entre os grupos de informantes guianenses e venezuelanos. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior e mais completa que analisou uma série de pontos relacionados à questão identitária, como a língua materna, língua portuguesa, línguas indígenas, entre outros. O recorte aqui apresentado se deterá, sobretudo, ao que foi investigado quanto às manifestações culturais relacionadas ao país de origem e ao país de residência dos entrevistados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LÍNGUA, INTERCULTURALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID7708_16102017185934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDEJANE MACHADO SÁ"
    "autor_nome_curto" => "LEIDEJANE SÁ"
    "autor_email" => "leidejanesa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, os estudos amazônicos têm chamado a atenção de grande parte dos pesquisadores das ciências da natureza e também das ciências humanas, dado o seu caráter global e a importância que o tema vem ganhando, tanto pelas motivações ambientais como pelas sociais e culturais. A proposta aqui apresentada concentra-se justamente nestas últimas, considerando a dinâmica intercultural no estado de Roraima, pertencente à Amazônia Legal. Assim, tendo em vista a diversidade cultural no estado de Roraima, a investigação ora proposta teve como objeto de análise as manifestações culturais de estrangeiros guianenses e venezuelanos inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA nas escolas públicas de Boa Vista-RR. Como objetivo geral, a pesquisa se propôs a identificar, analisar e comparar as aproximações e/ou distanciamentos culturais desses grupos de estrangeiros, considerando o processo de transculturação. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou perceber as relações entre as manifestações culturais dos grupos selecionados e a modalidade EJA; analisar as manifestações culturais encontradas, a partir de conceitos como interculturalidade e identidade, à luz de Feuri (2001) e Hall (2006), respectivamente; comparar os pontos de encontro e/ou distanciamento das práticas culturais entre os grupos de informantes guianenses e venezuelanos. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior e mais completa que analisou uma série de pontos relacionados à questão identitária, como a língua materna, língua portuguesa, línguas indígenas, entre outros. O recorte aqui apresentado se deterá, sobretudo, ao que foi investigado quanto às manifestações culturais relacionadas ao país de origem e ao país de residência dos entrevistados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.