Atualmente, os estudos amazônicos têm chamado a atenção de grande parte dos pesquisadores das ciências da natureza e também das ciências humanas, dado o seu caráter global e a importância que o tema vem ganhando, tanto pelas motivações ambientais como pelas sociais e culturais. A proposta aqui apresentada concentra-se justamente nestas últimas, considerando a dinâmica intercultural no estado de Roraima, pertencente à Amazônia Legal. Assim, tendo em vista a diversidade cultural no estado de Roraima, a investigação ora proposta teve como objeto de análise as manifestações culturais de estrangeiros guianenses e venezuelanos inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA nas escolas públicas de Boa Vista-RR. Como objetivo geral, a pesquisa se propôs a identificar, analisar e comparar as aproximações e/ou distanciamentos culturais desses grupos de estrangeiros, considerando o processo de transculturação. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou perceber as relações entre as manifestações culturais dos grupos selecionados e a modalidade EJA; analisar as manifestações culturais encontradas, a partir de conceitos como interculturalidade e identidade, à luz de Feuri (2001) e Hall (2006), respectivamente; comparar os pontos de encontro e/ou distanciamento das práticas culturais entre os grupos de informantes guianenses e venezuelanos. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior e mais completa que analisou uma série de pontos relacionados à questão identitária, como a língua materna, língua portuguesa, línguas indígenas, entre outros. O recorte aqui apresentado se deterá, sobretudo, ao que foi investigado quanto às manifestações culturais relacionadas ao país de origem e ao país de residência dos entrevistados.