Algumas estratégias de ensino surgem a fim de alcançar a otimização do ensino e promover uma melhor apreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Os programas de monitoria e tutoria podem ser considerados como uma das várias estratégia de ensino. Este trabalho surge com o objetivo de relatar as experiências vividas pelos bolsistas de monitoria e tutoria da Universidade Federal da Paraíba da disciplina de Anatomia Vegetal, a qual faz parte da matriz curricular dos cursos de licenciatura e bacharelado em ciências biológicas, durante os períodos 2015.2 a 2017.1. O trabalho de monitoria e tutoria foi desenvolvido considerando-se a importância de se mudar a situação estímulo de aprendizagem, proporcionando momentos lúdicos e de atendimento personalizado, a fim de dinamizar e facilitar o ensino para que os futuros profissionais despertassem a importância que a disciplina possui para a sua formação acadêmica. Para tanto, foram usados diversas metodologias como, recursos didático com massa de modelar, recurso didático com porcelana fria, preparação de lâminas histológicas semi-permanentes, simulação do tipo jogo e plantões de dúvidas, para promoção de situações de ensino. A diversidade de recursos e metodologias utilizadas pelos monitores e tutores na promoção do ensino de Anatomia Vegetal contribui para a aprendizagem do aluno que está cursando a disciplina, e, somando-se a isto, permite aos próprios bolsistas o desenvolvimento pessoal e amadurecimento acadêmico, além de contribuir para o fortalecimento de relações entre monitores, tutores e alunos, pois os bolsistas assumem um papel de contribuintes com sua aprendizagem através de um acompanhamento direto com os alunos, associado à situações descontraídas de aprendizagem.