É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática se faz necessário que o professor possua práticas pertinentes para a aprendizagem dos alunos, portanto, um dos primeiros focos de atenção deve ser a formação desse professor. O referido trabalho apresenta uma breve sistematização das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no Curso de Pedagogia, com práticas realizadas na área da Educação Matemática numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma Escola da Rede Municipal do Recife. O trabalho desenvolvido versa sobre ações na área do ensino da Matemática com a utilização de Jogos e Resolução de Problemas como metodologias alternativas para o ensino da matemática. As ações são realizadas numa turma de aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que apresentavam dificuldades em suas aprendizagens referentes à Matemática. Para tanto, as práticas realizadas pelo PIBID vem mostrando um possível avanço no que diz respeito à apropriação dos conteúdos referentes ao ano que se realiza as intervenções, de modo a efetivar a eficácia do PIBID e a sua importância tanto para os alunos do campo de atuação quanto para os discentes do curso de Pedagogia.