Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID/FAFIRE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR COMO MEDIADOR D

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38527
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3533
    "inscrito_id" => 8161
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID/FAFIRE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR COMO MEDIADOR D"
    "resumo" => "É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática se faz necessário que o professor possua práticas pertinentes para a aprendizagem dos alunos, portanto, um dos primeiros focos de atenção deve ser a formação desse professor. O referido trabalho apresenta uma breve sistematização das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no Curso de Pedagogia, com práticas realizadas na área da Educação Matemática numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma Escola da Rede Municipal do Recife. O trabalho desenvolvido versa sobre ações na área do ensino da Matemática com a utilização de Jogos e Resolução de Problemas como metodologias alternativas para o ensino da matemática. As ações são realizadas numa turma de aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que apresentavam dificuldades em suas aprendizagens referentes à Matemática. Para tanto, as práticas realizadas pelo PIBID vem mostrando um possível avanço no que diz respeito à apropriação dos conteúdos referentes ao ano que se realiza as intervenções, de modo a efetivar a eficácia do PIBID e a sua importância tanto para os alunos do campo de atuação quanto para os discentes do curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID8161_14102017102049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE STEPHANE MACIEL GLÓRIA"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE STEPHANE"
    "autor_email" => "rayanestephane8@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38527
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3533
    "inscrito_id" => 8161
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID/FAFIRE: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO JOGOS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E O PROFESSOR COMO MEDIADOR D"
    "resumo" => "É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática se faz necessário que o professor possua práticas pertinentes para a aprendizagem dos alunos, portanto, um dos primeiros focos de atenção deve ser a formação desse professor. O referido trabalho apresenta uma breve sistematização das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no Curso de Pedagogia, com práticas realizadas na área da Educação Matemática numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma Escola da Rede Municipal do Recife. O trabalho desenvolvido versa sobre ações na área do ensino da Matemática com a utilização de Jogos e Resolução de Problemas como metodologias alternativas para o ensino da matemática. As ações são realizadas numa turma de aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que apresentavam dificuldades em suas aprendizagens referentes à Matemática. Para tanto, as práticas realizadas pelo PIBID vem mostrando um possível avanço no que diz respeito à apropriação dos conteúdos referentes ao ano que se realiza as intervenções, de modo a efetivar a eficácia do PIBID e a sua importância tanto para os alunos do campo de atuação quanto para os discentes do curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, JOGOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID8161_14102017102049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANE STEPHANE MACIEL GLÓRIA"
    "autor_nome_curto" => "RAYANE STEPHANE"
    "autor_email" => "rayanestephane8@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

É de consenso geral que qualquer ação no sentido de melhoria do ensino da Matemática se faz necessário que o professor possua práticas pertinentes para a aprendizagem dos alunos, portanto, um dos primeiros focos de atenção deve ser a formação desse professor. O referido trabalho apresenta uma breve sistematização das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, no Curso de Pedagogia, com práticas realizadas na área da Educação Matemática numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental anos iniciais de uma Escola da Rede Municipal do Recife. O trabalho desenvolvido versa sobre ações na área do ensino da Matemática com a utilização de Jogos e Resolução de Problemas como metodologias alternativas para o ensino da matemática. As ações são realizadas numa turma de aproximadamente 21 (vinte e um) alunos que apresentavam dificuldades em suas aprendizagens referentes à Matemática. Para tanto, as práticas realizadas pelo PIBID vem mostrando um possível avanço no que diz respeito à apropriação dos conteúdos referentes ao ano que se realiza as intervenções, de modo a efetivar a eficácia do PIBID e a sua importância tanto para os alunos do campo de atuação quanto para os discentes do curso de Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.