A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. O ensino de ciência é uma ótima oportunidade para que as crianças aprendam a se expressar de maneira clara, sem incertezas. Mais do que aprender conteúdos, as aulas de ciências podem servir para auxiliar na maturação dos valores afetivos necessários para o aprendizado. Neste contexto, a astronomia oferece uma visão global do desenvolvimento do conhecimento humano em relação ao universo que o cerca e permite a realização de atividades que envolvem trabalho ao ar livre que não exigem muitos materiais nem laboratórios para seu desenvolvimento, baseado nisto observou-se a necessidade da realização desta pesquisa. Neste trabalho realizamos um relato de experiência com a finalidade de compreender as concepções dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências e quais as suas principais dificuldades e limitações. A partir dos resultados expostos, foi possível propor que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentados pelos profissionais da educação Básica. Esses Profissionais São conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados e confiantes para a sua abordagem devido à forma que é explicito no seu material didático. Um ensino de ciências que atende todos os requisitos propostos pelos documentos oficiais ajuda a suprir essas necessidades dos alunos, mostrando respostas para suas inquietações fazendo com que eles estejam em constante raciocínio.