Esse trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o Ensino de Ciências, utilizando acervo de coleções no Museu das Culturas Dom Bosco, na cidade de Campo Grande/MS, a partir de consulta em artigos e livros publicados sobre o referido museu, que compreende o período de 2005 a 2016. Nesta pesquisa foram analisados três livros e duas dissertações de mestrado que abordaram pesquisas sobre as coleções presentes no museu. A importância dos museus na educação tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente nas escolas e devemos dar uma atenção maior a esses espações, pois eles proporcionam uma interação do público que o visita e o que está exposto. É importante que saibamos a importância de que as exposições devem ser atrativas e que o público possa além de aprender, se divertir dentro do museu, e que os objetos que compõem os museus é o que os tornam únicos em sua exposição. A partir dessa pesquisa observamos que os museus desempenham papel importante na Educação, os professores, tanto da educação básica quanto a superior devem aproveitar mais esses espaços de educação, pois as peças que estão presentes nos acervos dos museus podem servir de material de pesquisa acadêmica e relatos de experiências de docência, como utilizado em trabalhos expostos aqui, servindo como base para trabalhos futuros, mostrando outros olhares e perspectivas sobre as coleções e que novas pesquisas devem ser realizadas explorando os acervos presentes no museu, e principalmente o acervo de Zoologia dos Vertebrados, que será o objeto principal de pesquisa da dissertação de mestrado.