EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36671 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 9184 "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "A educação patrimonial apresenta-se como um conjunto de caminhos para se refletir acerca da diversidade cultural, memórias, identidades, cidadania e ética. Ela possui o significativo papel de gerar reflexão e conscientização sobre a responsabilidade de cada um em valorizar e preservar os bens que o cercam, a começar pela própria escola, sua casa, rua, bairro, cidade, enfim, na sociedade de forma geral. Nossa proposta é apresentar um relato de experiência sobre o projeto “Educação patrimonial na escola: um lugar, novos olhares” realizado com duas turmas do sexto ano da E.E.E.F. Vidal de Negreiros, Cuité-PB. O principal objetivo das atividades planejadas foi promover, por meio do ensino de História e demais disciplinas envolvidas, uma educação patrimonial na comunidade escolar, a fim de conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer, preservar e valorizar o patrimônio cultural da qual fazemos parte. A metodologia do projeto envolveu tanto aulas expositivas quanto aulas de campo. A princípio foram ministradas aulas expositivas e dialogadas para compreensão inicial da temática; logo em seguida os alunos se organizaram em equipes para que pudessem pesquisar e identificar elementos do patrimônio material e imaterial da comunidade escolar e da cidade. Foram realizadas visitas à praça central “Cláudio Gervásio Furtado”, Museu do Homem do Curimataú e a casa de farinha “Zé Terencio”, situada na zona rural. Com uma proposta interdisciplinar, o projeto contou também com as áreas de Artes e Português, que auxiliaram na leitura e interpretação de poemas de autores locais bem como nas análises comparativas de fotografias antigas da cidade com as paisagens atuais. A avaliação ocorreu de maneira processual, na qual durante o desenvolvimento do projeto observou-se a participação e interação dos alunos com todos os envolvidos, bem como comportamento e postura na execução das atividades propostas. Apesar das dificuldades enfrentadas com a indisciplina das turmas, ao longo do projeto notou-se uma maior participação e interesse dos alunos nas diversas ações indicadas. Além disso, os discentes passaram a conhecer aspectos importantes da história local e de bens culturais da cidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, HISTÓRIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9184_17102017135639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSMAEL MÃRCIO DE SENA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OSMAEL OLIVEIRA" "autor_email" => "osmaelmarcio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36671 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4916 "inscrito_id" => 9184 "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "A educação patrimonial apresenta-se como um conjunto de caminhos para se refletir acerca da diversidade cultural, memórias, identidades, cidadania e ética. Ela possui o significativo papel de gerar reflexão e conscientização sobre a responsabilidade de cada um em valorizar e preservar os bens que o cercam, a começar pela própria escola, sua casa, rua, bairro, cidade, enfim, na sociedade de forma geral. Nossa proposta é apresentar um relato de experiência sobre o projeto “Educação patrimonial na escola: um lugar, novos olhares” realizado com duas turmas do sexto ano da E.E.E.F. Vidal de Negreiros, Cuité-PB. O principal objetivo das atividades planejadas foi promover, por meio do ensino de História e demais disciplinas envolvidas, uma educação patrimonial na comunidade escolar, a fim de conscientizar os alunos sobre a importância de conhecer, preservar e valorizar o patrimônio cultural da qual fazemos parte. A metodologia do projeto envolveu tanto aulas expositivas quanto aulas de campo. A princípio foram ministradas aulas expositivas e dialogadas para compreensão inicial da temática; logo em seguida os alunos se organizaram em equipes para que pudessem pesquisar e identificar elementos do patrimônio material e imaterial da comunidade escolar e da cidade. Foram realizadas visitas à praça central “Cláudio Gervásio Furtado”, Museu do Homem do Curimataú e a casa de farinha “Zé Terencio”, situada na zona rural. Com uma proposta interdisciplinar, o projeto contou também com as áreas de Artes e Português, que auxiliaram na leitura e interpretação de poemas de autores locais bem como nas análises comparativas de fotografias antigas da cidade com as paisagens atuais. A avaliação ocorreu de maneira processual, na qual durante o desenvolvimento do projeto observou-se a participação e interação dos alunos com todos os envolvidos, bem como comportamento e postura na execução das atividades propostas. Apesar das dificuldades enfrentadas com a indisciplina das turmas, ao longo do projeto notou-se uma maior participação e interesse dos alunos nas diversas ações indicadas. Além disso, os discentes passaram a conhecer aspectos importantes da história local e de bens culturais da cidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, HISTÓRIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID9184_17102017135639.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSMAEL MÃRCIO DE SENA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OSMAEL OLIVEIRA" "autor_email" => "osmaelmarcio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }