OBJETIVO: analisar as ações educativas realizadas com professores para a prevenção de distúrbios de voz. MÉTODOS: O estudo é orientado pela perspectiva de revisão sistemática que busca nas bases de dados selecionadas, estudos que mostrem a forma de desenvolvimento e a organização das ações. Para formulação da pergunta de revisão, foi utilizada a estratégia P.V.O., em que P corresponde à população, contexto e/ou situação problema, V às variáveis e O ao desfecho, permitiu formular a seguinte questão norteadora: Quais as ações educadoras que estão sendo utilizadas para oferecer prevenção à disfonia aos profissionais docentes nas escolas de qualquer nível de ensino, no território brasileiro? RESULTADOS: No processo de leitura dos títulos e resumos, 18 estudos foram excluídos por não estarem de acordo com os critérios de elegibilidade, desta forma 26 foram selecionados para leitura. Após esta etapa, 20 artigos foram excluídos por não serem estudos com ações educativas, 03 por serem estudos de revisão de literatura. Ao final, 03 artigos foram selecionados para a presente revisão. CONCLUSÃO: As estratégias desenvolvidas nestes trabalhos foram: oficinas e vivências. Os três estudos incluíram em sua metodologia exercícios vocais e cuidados com a saúde vocal. Foram observados na população de docentes: desconhecimento sobre a importância do cuidado com a voz, queixas de problemas na voz e fala e - após as estratégias - foi possível observar aumento das percepções sobre a voz e a diminuição de algumas queixas.