CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36320 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3938 "inscrito_id" => 8573 "titulo" => "CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Gênero e a sexualidade são temáticas que fazem parte do cotidiano escolar, tais informações circulam nos conteúdos ditos e não ditos como dicionários, nas revistas, nas conversas, nos uniformes escolares e nos livros didáticos. Nessa perspectiva essa pesquisa buscou compreender os discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Justifica-se a realização desse trabalho pela urgência de investigações que analisem se, de fato, têm acontecido progressos no sentido de discutir corpo, gênero e sexualidade no âmbito escolar em uma perspectiva que transcenda o aspecto biológico. Na composição do corpus da pesquisa foram utilizados os referenciais da pesquisa documental e análise de conteúdo, para seleção de imagens sobre os temas gênero e sexualidade presente nos livros. Em meio a uma variedade de discursos sobre o corpo nos livros didáticos foi possível perceber que as questões de gênero e sexualidade são discutidas e apresentadas enfaticamente em forma de imagens. Os livros analisados ainda centram suas discussões a binarismos sexuais, principalmente no que diz respeito ao corpo, apontando a partir do discurso imagético características físicas masculinas e femininas. Ainda que indiretamente, os livros perpetuam um discurso heteronormativo em que é priorizado aspectos da diferença entre sujeitos masculinos e femininos, a relação heterossexual e a reprodução humana como uma das principais funções do corpo. Apesar dessa perspectiva centralizadora da heteronormatividade dos corpos, alguns livros contraditoriamente trazem questões afirmativas sobre gênero e sexualidade, sejam desconstruindo estereótipos dos “papéis de gênero” ou ainda apresentando diferentes modos de viver as masculinidades e feminilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID8573_16102017123507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI JORGE ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YURI ALMEIDA" "autor_email" => "yurijorgealmeida@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36320 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3938 "inscrito_id" => 8573 "titulo" => "CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Gênero e a sexualidade são temáticas que fazem parte do cotidiano escolar, tais informações circulam nos conteúdos ditos e não ditos como dicionários, nas revistas, nas conversas, nos uniformes escolares e nos livros didáticos. Nessa perspectiva essa pesquisa buscou compreender os discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Justifica-se a realização desse trabalho pela urgência de investigações que analisem se, de fato, têm acontecido progressos no sentido de discutir corpo, gênero e sexualidade no âmbito escolar em uma perspectiva que transcenda o aspecto biológico. Na composição do corpus da pesquisa foram utilizados os referenciais da pesquisa documental e análise de conteúdo, para seleção de imagens sobre os temas gênero e sexualidade presente nos livros. Em meio a uma variedade de discursos sobre o corpo nos livros didáticos foi possível perceber que as questões de gênero e sexualidade são discutidas e apresentadas enfaticamente em forma de imagens. Os livros analisados ainda centram suas discussões a binarismos sexuais, principalmente no que diz respeito ao corpo, apontando a partir do discurso imagético características físicas masculinas e femininas. Ainda que indiretamente, os livros perpetuam um discurso heteronormativo em que é priorizado aspectos da diferença entre sujeitos masculinos e femininos, a relação heterossexual e a reprodução humana como uma das principais funções do corpo. Apesar dessa perspectiva centralizadora da heteronormatividade dos corpos, alguns livros contraditoriamente trazem questões afirmativas sobre gênero e sexualidade, sejam desconstruindo estereótipos dos “papéis de gênero” ou ainda apresentando diferentes modos de viver as masculinidades e feminilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID8573_16102017123507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI JORGE ALMEIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YURI ALMEIDA" "autor_email" => "yurijorgealmeida@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }