Gênero e a sexualidade são temáticas que fazem parte do cotidiano escolar, tais informações circulam nos conteúdos ditos e não ditos como dicionários, nas revistas, nas conversas, nos uniformes escolares e nos livros didáticos. Nessa perspectiva essa pesquisa buscou compreender os discursos sobre gênero e sexualidade em livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Justifica-se a realização desse trabalho pela urgência de investigações que analisem se, de fato, têm acontecido progressos no sentido de discutir corpo, gênero e sexualidade no âmbito escolar em uma perspectiva que transcenda o aspecto biológico. Na composição do corpus da pesquisa foram utilizados os referenciais da pesquisa documental e análise de conteúdo, para seleção de imagens sobre os temas gênero e sexualidade presente nos livros. Em meio a uma variedade de discursos sobre o corpo nos livros didáticos foi possível perceber que as questões de gênero e sexualidade são discutidas e apresentadas enfaticamente em forma de imagens. Os livros analisados ainda centram suas discussões a binarismos sexuais, principalmente no que diz respeito ao corpo, apontando a partir do discurso imagético características físicas masculinas e femininas. Ainda que indiretamente, os livros perpetuam um discurso heteronormativo em que é priorizado aspectos da diferença entre sujeitos masculinos e femininos, a relação heterossexual e a reprodução humana como uma das principais funções do corpo. Apesar dessa perspectiva centralizadora da heteronormatividade dos corpos, alguns livros contraditoriamente trazem questões afirmativas sobre gênero e sexualidade, sejam desconstruindo estereótipos dos “papéis de gênero” ou ainda apresentando diferentes modos de viver as masculinidades e feminilidades.