RAZÃO, PROPORÇÃO E ORDEM DE GRANDEZA: A ARTE COMO ELEMENTO DE DISCUSSÃO DE CONCEITOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38456 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1498 "inscrito_id" => 6656 "titulo" => "RAZÃO, PROPORÇÃO E ORDEM DE GRANDEZA: A ARTE COMO ELEMENTO DE DISCUSSÃO DE CONCEITOS" "resumo" => """ Apesar da missão de educar e fornecer as bases fundamentais para o progresso e desenvolvimento do\r\n indivíduo em todos os níveis, hoje vemos que a escola não consegue atingir de forma significativa\r\n seus objetivos. Na realidade atualmente ela não é vista mais como elemento transformador da\r\n sociedade, dado o total desinteresse dos alunos pelos diversos temas apresentados. Além de disso, na\r\n maioria das vezes, observa-se a falta de comprometimento do professor em apresentar esses conteúdos\r\n de forma mais clara, atrativa e objetiva para que os alunos percebam quais as competências ele irá\r\n adquirir com o conteúdo que está sendo apresentado, fazendo então uma associação direta com o seu\r\n cotidiano. Na busca por proporcionar uma forma de abordagem diferente das que normalmente são\r\n encontradas dentro de sala, neste trabalho é apresentado o resultado de uma prática utilizada para\r\n discutir os conceitos de razão, proporção e ordem de grandeza com alunos do nono ano de\r\n escolarização. A atividade está centrada na observação de um desenho no estilo naïf, permitindo uma\r\n integração de conhecimentos que antes pareciam distantes. Trazer elementos que exercitam a prática\r\n em sala de aula mostraram que existe uma distância grande entre o que o professor supõe que os\r\n alunos conhecem e o que de fato eles dominam. Percebeu-se grande dificuldade por parte dos alunos\r\n em realizar uma medida simples com uma régua, bem como a ideia de escala e os conceitos\r\n trabalhados. Essas dúvidas somente puderam ser encerradas ou diminuídas pela utilização da prática\r\n proposta, que aliás se mostrou importante para os alunos que disseram gostar de atividades desta\r\n natureza. A possibilidade de utilização de um objeto artístico para criar uma motivação de conceitos\r\n básicos, como os apresentados neste trabalho, permite ao aluno perceber que o conhecimento\r\n adquirido por ele não está restrito a sala de aula, mas que pode ser aplicado em situações diárias. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, NAIF" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6656_10092017203644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA ALVES MACHADO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ALVES" "autor_email" => "nat.alves.machado@gmail.c" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38456 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1498 "inscrito_id" => 6656 "titulo" => "RAZÃO, PROPORÇÃO E ORDEM DE GRANDEZA: A ARTE COMO ELEMENTO DE DISCUSSÃO DE CONCEITOS" "resumo" => """ Apesar da missão de educar e fornecer as bases fundamentais para o progresso e desenvolvimento do\r\n indivíduo em todos os níveis, hoje vemos que a escola não consegue atingir de forma significativa\r\n seus objetivos. Na realidade atualmente ela não é vista mais como elemento transformador da\r\n sociedade, dado o total desinteresse dos alunos pelos diversos temas apresentados. Além de disso, na\r\n maioria das vezes, observa-se a falta de comprometimento do professor em apresentar esses conteúdos\r\n de forma mais clara, atrativa e objetiva para que os alunos percebam quais as competências ele irá\r\n adquirir com o conteúdo que está sendo apresentado, fazendo então uma associação direta com o seu\r\n cotidiano. Na busca por proporcionar uma forma de abordagem diferente das que normalmente são\r\n encontradas dentro de sala, neste trabalho é apresentado o resultado de uma prática utilizada para\r\n discutir os conceitos de razão, proporção e ordem de grandeza com alunos do nono ano de\r\n escolarização. A atividade está centrada na observação de um desenho no estilo naïf, permitindo uma\r\n integração de conhecimentos que antes pareciam distantes. Trazer elementos que exercitam a prática\r\n em sala de aula mostraram que existe uma distância grande entre o que o professor supõe que os\r\n alunos conhecem e o que de fato eles dominam. Percebeu-se grande dificuldade por parte dos alunos\r\n em realizar uma medida simples com uma régua, bem como a ideia de escala e os conceitos\r\n trabalhados. Essas dúvidas somente puderam ser encerradas ou diminuídas pela utilização da prática\r\n proposta, que aliás se mostrou importante para os alunos que disseram gostar de atividades desta\r\n natureza. A possibilidade de utilização de um objeto artístico para criar uma motivação de conceitos\r\n básicos, como os apresentados neste trabalho, permite ao aluno perceber que o conhecimento\r\n adquirido por ele não está restrito a sala de aula, mas que pode ser aplicado em situações diárias. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, NAIF" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6656_10092017203644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA ALVES MACHADO" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ALVES" "autor_email" => "nat.alves.machado@gmail.c" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }