BRUGGE, Ursula Lima et al.. Questões de relevância para o planejamento de ensino. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38446>. Acesso em: 23/12/2024 02:00
Libâneo (1994) costuma dividir os planos pedagógicos em três categorias: plano de escola, plano de curso e plano de aula. O plano de escola (também chamado, por outros autores, de Projeto Pedagógico ou Projeto Político-Pedagógico) é um documento maior da escola, cuja função é apresentá-la de modo mais amplo, abordando temas como seus norteamentos ideológicos, a política interna de gestão, os números e dados da escola etc. O plano de curso (também chamado de plano de disciplina) e o plano de aula, por sua vez, têm a ver com o andamento das disciplinas em si. É com esses dois tipos de planos pedagógicos que o professor mais lida ao longo de sua carreira e sobre os quais trabalharemos neste artigo. O objetivo, portanto, deste artigo é contribuir com os professores na elaboração de seus planos de aula, apresentando, de modo resumido, os principais elementos necessários aos planos pedagógicos e como redigi-los. Esperamos, com isso, contribuir de modo significativo na construção desse elemento que é essencial à prática docente, mas que costumeiramente gera muitas dúvidas entre os professores. O planejamento contribui para a orientação da prática do professor na busca de melhores resultados de ensino, bem como de aprendizagem. Nesse sentido, planejar envolve decidir sobre os objetivos (para que ensinar?), os conteúdos (o que ensinar?), a metodologia (como ensinar?), sem desconsiderar o público para o qual se dirige a ação pedagógica (para quem ensinar?).Os principais elementos que devem constar nos planos pedagógicos são: o tema da aula, o objetivo geral, os objetivos específicos, os conteúdos, a metodologia, os recursos didáticos, a avaliação do trabalho pedagógico e, por fim, as referências bibliográficas.