O artigo objetiva descrever a experiência docente da produção coletiva de oficinas acadêmicas do I Bem-Estar com Segurança que tematizaram sobre Capoeira, Flag Football, Paintball e Alimentação Saudável, compondo noções práticas de exercício físico, relativas à adoção de um estilo de vida ativo na agenda cotidiana do público potiguar. A metodologia investigativa é a narrativa como técnica de pesquisa fenomenológica, considerando experiência docente no ensino superior, com o intuito de interpretar a experiência subjetiva da pesquisadora, que, ao serem reveladas, somam-se às experiências dos outros de ser/estar no/com o mundo, dando outros sentidos ao vivido. Nos resultados e discussão, são descritos a estruturação das atividades educativas, relativas à prática lúdica de exercícios físicos realizados através das oficinas acadêmicas, destacando impressões e imagens de seus participantes. As oficinas conseguiram abordar saberes históricos, culturais, técnicos, práticos e corporais das atividades propostas, potencializando a noção da importância da adoção de um estilo de vida ativo para as pessoas que se dispuseram a integrar o evento. Portanto, pretendemos elaborar outras produções, novos estudos e atividades educacionais relacionadas ao tema do exercício físico relacionado às questões de bem-estar, saúde e qualidade de vida, buscando incentivar a população potiguar a assumir atitudes positivas diante da vida, bem como criando oportunidades de alcançar momentos de alegria, satisfação, prazer, ludicidade, fruição, reflexão, interação e auto-realização, apesar dos fatores biológicos, sociais, culturais, econômicos, históricos e políticos que geram inúmeros desafios, paradoxos do viver humano, que, por vezes, nos distanciam de situações de saúde, bem-estar e do bem-conviver no mundo.