Em defesa do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência que está amparada pelo princípio da equidade (igualdade), de acordo como Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nos diz que todos são capazes de aprender, contando que sejam disponibilizadas em cada nível de ensino, condições que favoreçam a aprendizagem necessária do aluno em sala de aula. Nesse cenário, a escola tem um papel fundamental e precisa estar preparada para assegurar um trabalho pedagógico que pense na diversidade, possibilitando aos alunos com deficiência, o acesso aos conhecimentos por meio de metodologias e recursos adequados, de acordo com as suas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho mostra um conjunto de metodologias e recursos adaptados para o ensino de Óptica para alunos com deficiência visual, tendo em vista beneficiar a aprendizagem, a interação social, e como resultado, a inclusão desses alunos na classe comum do ensino regular. Durante a fase desta pesquisa, foi capaz de entender que o estudo da Óptica, por estar intimamente ligado à visão, devido à necessidade da mesma para o entendimento de fenômenos como cor, refração e reflexão, representa em um desafio para os professores de Física, devido à dificuldade de transferir fenômenos relacionados à visão para alunos com deficiência visual, especialmente aos cegos de nascença, no qual não há um registro na memória desses fenômenos. Consideramos que este trabalho tem o merecimento de mostrar recursos e metodologias, capazes de favorecer o entendimento e a interpretação dos fenômenos relacionado a óptica.