O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a importância da mediação do professor na construção do conhecimento da criança, utilizando como aporte central o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, participaram duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental de educação e os instrumentos utilizados foram entrevistas semi-estruturadas sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras. A base teórica foi à teoria Histórico-Cultural da aprendizagem Vigotskiana a qual não determina uma prática metodológica pronta para a aplicação em sala de aula, mas oferece a compreensão de como se dá à relação entre ensino-aprendizagem e esclarece qual a função e objetivo do professor como mediador do conhecimento para com o aluno. Foi de extrema importância analisar e perceber o tamanho da responsabilidade que o professor tem no processo de ensino-aprendizagem de uma criança.Percebeu-se que as docentes tinham um conhecimento parcial sobre o papel do professor como mediador, porém, na prática essa noção não foi evidenciada. As reflexões conduziram-nos para a compreensão da importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem e quão significativo é a prática do professor, visto que se sua atividade pedagógica for incoerente prejudicará o desenvolvimento cognitivo de seu aprendiz. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação.