Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO DE LIBRAS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/PARFOR-PATOS, PARAÍBA

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      Considerando a relação das Libras como primeira língua para a sociedade surda, uma língua materna, deixando a língua portuguesa como segunda língua, este trabalho busca apresentar, para graduandos e professores, um glossário contendo sinais para as principais palavras utilizadas pelos profissionais de educação física, levando em conta uma realidade vivenciada na inclusão de um aluno surdo no Curso de Licenciatura em Educação Física, vinculado ao Programa Nacional de Formação de Professores – PAFOR,  campus  VII da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Patos-PB.\r\n
      A realização desta pesquisa interventiva se justifica pela demanda educacional de docentes e graduandos conscientes de seu papel pedagógico e social diante da realidade de inclusão dos alunos com deficiência, aqui, especialmente dos alunos surdos. O profissional de educação física deve buscar atender esses alunos de forma eficaz, contemplando a realidade linguística dos mesmos. Diante dessa realidade, cursos, capacitações e pesquisas na área devem acontecer no sentido de preparar tais profissionais.\r\n
      Assim, este glossário busca contribuir para a inclusão dos alunos com deficiência auditiva aos cursos de Educação Física, além de aprimorar a comunicação e em consequência a socialização entre discentes surdos e os ouvintes que convivem nas instituições de ensino superior, a saber: colegas de curso, professores e funcionários. Pensando nisso, buscamos com essa pesquisa contribuir para um posicionamento mais crítico da parte docente e da comunidade acadêmica como um todo, para a realidade educacional dos alunos surdos de nível superior, bem como difundir a Libras, e o respeito à especificidade linguística dos educandos com deficiência auditiva, despertando a consciência das pessoas de modo geral acerca dos direitos de acessibilidade comunicativa e aprendizagem do surdo.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando a relação das Libras como primeira língua para a sociedade surda, uma língua materna, deixando a língua portuguesa como segunda língua, este trabalho busca apresentar, para graduandos e professores, um glossário contendo sinais para as principais palavras utilizadas pelos profissionais de educação física, levando em conta uma realidade vivenciada na inclusão de um aluno surdo no Curso de Licenciatura em Educação Física, vinculado ao Programa Nacional de Formação de Professores – PAFOR, campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Patos-PB. A realização desta pesquisa interventiva se justifica pela demanda educacional de docentes e graduandos conscientes de seu papel pedagógico e social diante da realidade de inclusão dos alunos com deficiência, aqui, especialmente dos alunos surdos. O profissional de educação física deve buscar atender esses alunos de forma eficaz, contemplando a realidade linguística dos mesmos. Diante dessa realidade, cursos, capacitações e pesquisas na área devem acontecer no sentido de preparar tais profissionais. Assim, este glossário busca contribuir para a inclusão dos alunos com deficiência auditiva aos cursos de Educação Física, além de aprimorar a comunicação e em consequência a socialização entre discentes surdos e os ouvintes que convivem nas instituições de ensino superior, a saber: colegas de curso, professores e funcionários. Pensando nisso, buscamos com essa pesquisa contribuir para um posicionamento mais crítico da parte docente e da comunidade acadêmica como um todo, para a realidade educacional dos alunos surdos de nível superior, bem como difundir a Libras, e o respeito à especificidade linguística dos educandos com deficiência auditiva, despertando a consciência das pessoas de modo geral acerca dos direitos de acessibilidade comunicativa e aprendizagem do surdo.

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