O presente artigo é parte de uma pesquisa-ação que contesta a função da escola na educação em
direitos humanos, atentando para a temática sobre prevenção às drogas, de modo que as crianças e
adolescentes reflitam sobre danos causados por substâncias entorpecentes e tenham uma vida
saudável, com um nível de qualidade de informação satisfatória, podendo assim se defender dos males
sociais. A consumação de drogas pelos jovens tem sido uma das preocupações mais alarmantes nos
últimos tempos, causando desconforto aos pais e muitas vezes sem medidas de alerta e prevenção no
ambiente escolar, sendo este um local de suma importância para tal debate. Nesse sentido, a
experiência a ser discutida faz parte do projeto Arte previne Drogas que busca analisar como a escola,
em consonância com a Arte, podem contribuir com ações preventivas e didáticas e em que condições
podem se organizar para mobilizar a família do alunado na cooperação do projeto. O locus de
culminância das atividades é a Unidade Escolar Raimundo Araújo Prado, no município de
Beneditinos, Piauí. A temática supracitada envolve a atuação do contexto escolar como meio de
transformação social, levando alunos e familiares a refletirem através de atividades artísticas a
precaução às drogas. Para tanto, se faz necessária uma fundamentação teórica na relação da educação
em direitos humanos, no intuito de mostrar a construção de valores culturais e artísticos que ressaltem
a liberdade criativa de nossos jovens, a fim de lhes assegurarem uma vida de qualidade, apartados do
mundo das drogas. Além disso, tivemos como meta nos dirigir até a Unidade Escolar São Benedito,
localizada no mesmo município, a fim de intercambiar o conhecimento produzido, de modo a dar
autonomia aos jovens estudantes na troca de informações com alunos de outra escola. Concluímos que
os direitos humanos inseridos na pauta escolar ajudam na formação cidadã dos alunos e promove um
diálogo mais fincado entre escolas e escola-família, buscando obter com isso o bem-estar social de
nossos jovens, e na questão específica do projeto, levando a informação como principal mecanismo de
defesa contra as drogas.
Palavras-chave: Prevenção, drogas, arte, escola, projeto.