O homem ao longo de sua vida vem se utilizando dos recursos naturais para satisfazer as suas necessidades, e essa utilização de recursos vem crescendo exponencialmente ao longo da história do homem. O aumento no consumo dos recursos naturais vem causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas. Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável. Além disso, a gestão eficaz do consumo de energia preserva as fontes geradoras deste recurso o que diminui as agressões ao meio ambiente. Nesse sentido, a produção de energia elétrica também consome recursos naturais seja ela produzida a partir de usinas hidroelétricas, termoelétricas, usinas eólicas, solares ou nucleares, todas causam certo grau de impacto ambiental. No Brasil, devido ao enorme potencial hídrico, a nossa matriz energética utiliza, em escala maior, a energia derivada das usinas hidroelétricas. Entretanto, as usinas hidrelétricas, apesar de serem consideradas mais limpas e baratas, podem provocar alterações climáticas e impactos ambientais ao serem construídas, pois provocam a inundação de grandes áreas, comprometendo a fauna e flora da região. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo mostrar as ações desenvolvidas por meio do projeto “Educação para o Consumo Consciente de Energia Elétrica” o qual foi desenvolvido na Escola Municipal Senador Duarte Filho, no município de Mossoró-RN. Os resultados obtidos no presente trabalho revelam que os estudantes da amostra estudada apresentaram uma baixa percepção ambiental. Conclui-se também que, grande parte das iniciativas para redução do consumo de água e energia são realizadas pelas pessoas com intuito econômico, ou seja, com o objetivo de reduzir os gastos e não visando a redução do impacto ambiental provocado. O estudo aponta para a necessidade de iniciativas e ações que promovam a sensibilização ambiental e conscientização dos indivíduos e que levam a tomada de decisão no cotidiano das pessoas.