As teorias que norteiam os processos de desenvolvimento e aprendizagem mostram que o sujeito
humano se constitui por meio dos saberes socialmente construídos. Deve-se reconhecer que a
pedagogia tradicional não se sustenta mais, isto porque sua compreensão de ensino baseia-se num
processo não dialógico, a atenção deve ser direcionada do docente para o discente. O professor pode a
partir das condições objetivas da sua realidade, ser um sujeito criativo com o intuito de criar cenários
de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo compreender como as metodologias ativas podem
contribuir na aprendizagem e motivação de alunos na disciplina de Engenharia de Software. O
presente trabalho analisou a atividade docente de um professor durante a disciplina de Engenharia de
Software do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Ceará - Campus Cedro. Ainda, entrevistou-se 5 (cinco) alunos regulamente matriculados neste
componente curricular. O professor do componente curricular dinamizou alguns dos conteúdos que
foram ministrados durante o semestre, através de uma proposta de inovação que utilizasse diferentes
recursos na abordagem dos assuntos a serem ministrados. Este trabalho demostrou que a aproximação
da realidade através da dinâmica de ensino criativo motiva o aluno e o aproxima dos problemas que
enfrentará em sua profissão. Os alunos de ES como construtores ativos de seus
conhecimentos, passaram a assimilar o conteúdo da matéria mais facilmente, pois passaram a enxergar
o conteúdo como algo presente no seu cotidiano, como também, utilizando os conceitos aprendidos na
disciplina em seus projetos pessoais. Mostraram maior interesse pela disciplina, como também tiveram
efeitos positivos em sua interação social e trabalho em equipe.