Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM CRIATIVA: MÉTODOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DEENGENHARIA DE SOFTWARE

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENSINO CRIATIVO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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      processo não dialógico, a atenção deve ser direcionada do docente para o discente. O professor pode a\r\n
      partir das condições objetivas da sua realidade, ser um sujeito criativo com o intuito de criar cenários\r\n
      de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo compreender como as metodologias ativas podem\r\n
      contribuir na aprendizagem e motivação de alunos na disciplina de Engenharia de Software. O\r\n
      presente trabalho analisou a atividade docente de um professor durante a disciplina de Engenharia de\r\n
      Software do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia\r\n
      do Ceará - Campus Cedro. Ainda, entrevistou-se 5 (cinco) alunos regulamente matriculados neste\r\n
      componente curricular. O professor do componente curricular dinamizou alguns dos conteúdos que\r\n
      foram ministrados durante o semestre, através de uma proposta de inovação que utilizasse diferentes\r\n
      recursos na abordagem dos assuntos a serem ministrados. Este trabalho demostrou que a aproximação\r\n
      da realidade através da dinâmica de ensino criativo motiva o aluno e o aproxima dos problemas que\r\n
      enfrentará em sua profissão. Os alunos de ES como construtores ativos de seus\r\n
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      o conteúdo como algo presente no seu cotidiano, como também, utilizando os conceitos aprendidos na\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As teorias que norteiam os processos de desenvolvimento e aprendizagem mostram que o sujeito humano se constitui por meio dos saberes socialmente construídos. Deve-se reconhecer que a pedagogia tradicional não se sustenta mais, isto porque sua compreensão de ensino baseia-se num processo não dialógico, a atenção deve ser direcionada do docente para o discente. O professor pode a partir das condições objetivas da sua realidade, ser um sujeito criativo com o intuito de criar cenários de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo compreender como as metodologias ativas podem contribuir na aprendizagem e motivação de alunos na disciplina de Engenharia de Software. O presente trabalho analisou a atividade docente de um professor durante a disciplina de Engenharia de Software do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro. Ainda, entrevistou-se 5 (cinco) alunos regulamente matriculados neste componente curricular. O professor do componente curricular dinamizou alguns dos conteúdos que foram ministrados durante o semestre, através de uma proposta de inovação que utilizasse diferentes recursos na abordagem dos assuntos a serem ministrados. Este trabalho demostrou que a aproximação da realidade através da dinâmica de ensino criativo motiva o aluno e o aproxima dos problemas que enfrentará em sua profissão. Os alunos de ES como construtores ativos de seus conhecimentos, passaram a assimilar o conteúdo da matéria mais facilmente, pois passaram a enxergar o conteúdo como algo presente no seu cotidiano, como também, utilizando os conceitos aprendidos na disciplina em seus projetos pessoais. Mostraram maior interesse pela disciplina, como também tiveram efeitos positivos em sua interação social e trabalho em equipe.

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