Este artigo consiste em um estudo de revisão de literatura especializada, com o objetivo de identificar as intenções de pesquisa das produções acadêmico-científicas sobre atuação docente em Educação Física escolar, veiculados em periódicos acadêmico-científicos nacionais, classificados com Qualis A, na área de avaliação da Educação Física, nos últimos cinco anos. Na introdução deste artigo apresentamos um panorama da disciplina de Educação Física na escola, o qual nos mostra que a Educação Física ainda não conquistou uma identidade sólida como componente curricular. Assim, compreender as práticas dos professores de Educação Física pode contribuir para a consolidação da identidade desta disciplina no contexto escolar. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Estudos de revisão de literatura, que fazem a síntese da produção acadêmica sobre determinado assunto, podem fornecer elementos relevantes para o aperfeiçoamento da pesquisa em determinado campo do saber. Assim, este estudo de revisão de literatura tem como fonte para coleta de informações, 22 artigos (18 pesquisas empíricas e 4 ensaios teórico-conceituais), veiculados na Revista Movimento, de responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O instrumento para coleta de informações desta pesquisa consiste em um Roteiro de Análise Textual elaborado e utilizado no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores" – INOVAEDUC, sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura - NEC. Para este artigo, focou-se no Item 04 do Roteiro para Pesquisas Empíricas (Intenções de pesquisa: Objetivo, Problema e Questões de Pesquisa), e no Item 04 do Roteiro para Ensaios Teórico-Conceituais (Objetivo do Ensaio). Com base nos objetivos dos artigos aqui analisados, foi possível perceber que a maioria dos estudos está voltada a algum aspecto da didática, como por exemplo, estratégias de ensino a partir de um determinado conteúdo, ou sobre a relevância, dificuldades e possibilidades do trabalho de determinados assuntos nas aulas de Educação Física escolar. Também foram percebidas publicações que evidenciavam discussões sobre as atuais práticas avaliativas deste componente curricular, bem como práticas inclusivas nesta disciplina, ressaltando-se as principais potencialidade e fragilidades para que a inclusão aconteça. Ressalta-se também, a necessidade de novas publicações sobre o assunto “atuação docente em Educação Física”, para que auxilie na legitimação de práticas inovadoras em Educação Física escolar.