Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO RESÍDUOS DE EPS (ISOPOR®)

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, RECICLAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      As práticas pedagógicas que visam aprimorar o ensino e que buscam facilitar a compreensão de conteúdos mais complexos são de suma importância para o ensino de química, ajudando o professor na transmissão do conhecimento. Suart e Marcondes (2009) diz que novas práticas estimulam a investigação do aluno, envolvendo-o em atividades que exigem maior participação, colocando-o na posição ativa de investigador. Santos et al (2011) defende que essa ação os transformará em cidadãos críticos em sua comunidade. Uns dos conteúdos de difícil compreensão, pois se torna abstrato devido à dificuldade na visualização, é o estudo das estruturas moleculares, geometria molecular, ligações químicas, dentre outros considerados difíceis pelos alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho objetivou construir uma ferramenta de ensino para auxiliar o professor durante as aulas de química, possibilitando a visualização de estruturas moleculares em 3D, construídas a partir da reciclagem do isopor. \r\n
      A construção do material didático foi realizada a partir da dissolução do isopor na acetona, com a utilização de palitos de madeira e tinta guache, para em seguida confeccionar as estruturas moleculares. As “bolinhas” foram moldadas e lixadas, para serem montadas. A elaboração deste material auxiliará o professor no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos para conteúdos abordados na disciplina de química. A reciclagem de materiais é um tema bastante instigador para que o estudante se coloque numa posição crítica frente a sua comunidade escolar, pois ao invés de ser lançado ao meio ambiente este material é retornado como uma ferramenta para formação científica e social que será reutilizada diversas vezes na escola.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As práticas pedagógicas que visam aprimorar o ensino e que buscam facilitar a compreensão de conteúdos mais complexos são de suma importância para o ensino de química, ajudando o professor na transmissão do conhecimento. Suart e Marcondes (2009) diz que novas práticas estimulam a investigação do aluno, envolvendo-o em atividades que exigem maior participação, colocando-o na posição ativa de investigador. Santos et al (2011) defende que essa ação os transformará em cidadãos críticos em sua comunidade. Uns dos conteúdos de difícil compreensão, pois se torna abstrato devido à dificuldade na visualização, é o estudo das estruturas moleculares, geometria molecular, ligações químicas, dentre outros considerados difíceis pelos alunos. Tendo isso em vista, esse trabalho objetivou construir uma ferramenta de ensino para auxiliar o professor durante as aulas de química, possibilitando a visualização de estruturas moleculares em 3D, construídas a partir da reciclagem do isopor. A construção do material didático foi realizada a partir da dissolução do isopor na acetona, com a utilização de palitos de madeira e tinta guache, para em seguida confeccionar as estruturas moleculares. As “bolinhas” foram moldadas e lixadas, para serem montadas. A elaboração deste material auxiliará o professor no processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos para conteúdos abordados na disciplina de química. A reciclagem de materiais é um tema bastante instigador para que o estudante se coloque numa posição crítica frente a sua comunidade escolar, pois ao invés de ser lançado ao meio ambiente este material é retornado como uma ferramenta para formação científica e social que será reutilizada diversas vezes na escola.

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