Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36050
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4670
    "inscrito_id" => 4805
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR"
    "resumo" => """
      Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: , , Pedagogia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4805_16102017232447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "AFONSO"
    "autor_email" => "afonsoblj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36050
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4670
    "inscrito_id" => 4805
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DE AVALIAR"
    "resumo" => """
      Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: , , Pedagogia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4805_16102017232447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "AFONSO"
    "autor_email" => "afonsoblj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo discute o conceito de avaliação da aprendizagem sob a ótica dos/as estudantes em processo de formação docente. Para isto, tomou-se como questões iniciais: a compreensão dos estudantes acerca do significado de avaliação da aprendizagem; a percepção desses sujeitos enquanto estudantes e futuros professores; aspectos subjetivos intrínsecos ao processo avaliativo; instrumentos de avaliação e experiências com a avaliação no ensino básico e superior. Metodologicamente, optou-se por revisão de literatura, dentre a qual se destaca os autores Luckesi (2006), Catani (2009), Hoffmann (2003), Sanmartí (2009) e Vasconcellos (2006), e coleta de dados, a partir de questionário semiaberto, aplicado a 23 estudantes do 1º (primeiro) e 6º (sexto) período do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Com isso, analisamos a compreensão e possíveis práticas avaliativas dos/as estudantes antes e após cursarem o componente curricular obrigatório avaliação da aprendizagem. Buscou-se, assim, compreender como os/as futuros/as profissionais da Educação compreendem a práxis de avaliar e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, propõe-se uma reflexão-crítica sobre o significado da avaliação, sua subjetividade e aspecto formador, opondo-se ao seu uso como instrumento de controle e punição. Palavras-chave: , , Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.