O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos professores da rede de ensino estadual do Maranhão após participarem do curso de formação continuada, Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais, disponibilizado pelo Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-Proinfo) e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC. Sendo assim, busca-se discutir a contribuição dessa formação para os professores no uso das novas tecnologias e, possibilidades e desafios quanto a sua utilização pedagógica pelos professores. Essas questões são discutidas considerando-se, entre outros teóricos, Imbernón (2000), Gadotti (2000) e Prenski (2004). Elegemos como metodologia uma abordagem quantitativa e qualitativa com aplicação e análise de questionário on-line aplicado com os professores que concluíram o curso com o intuito de conhecer a utilização e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Foram enviados 80 questionários aos docentes atuantes em 10 municípios do estado, mas apenas 9 retornaram respondidos. A partir da análise dos resultados obtidos pelos questionários, percebe-se que os docentes consideram o curso produtivo e necessário, além de conceberem as possibilidades de uso das TDIC na sua prática pedagógica como facilitadores no processo de ensino aprendizagem, porém limitam-se ao seu uso apenas para realizar tarefas como elaboração de provas, organização de aulas, faltas e presenças dos alunos. Espera-se com este estudo contribuir com novas pesquisas, reflexões e mudanças que propiciem um trabalho planejado e contínuo de oferta de formações que viabilizem aos professores a apropriação do conhecimento sobre o uso pedagógico das TDIC, de modo que haja por parte destes, a provável transformação das suas persistentes e antigas práticas pedagógicas.