O início da docência é marcado por um momento de grandes transformações e dificuldades, de tal forma que irá marcar a carreira docente, bem como determinará as características apresentadas pelo professor ao longo do seu percurso profissional, pois a sociedade em que vivemos exige dos professores preparação, versatilidade, flexibilidade para resolver problemas que pode surgir, adaptação constante que implique em uma metodologia inovadora. A fase inicial no processo de docência caracteriza-se pela passagem de estudante a professor, é nesse período que será construído a identidade deste profissional. As primeiras experiências vividas nessa fase têm influencia direta na sua decisão de continuar ou não na profissão, como também a de possibilitar a sobrevivência nesta, uma vez que este irá se deparar com dúvidas, dilemas e inúmeros desafios. Frente à relevância dessa etapa de desenvolvimento profissional e na constituição docente, nota-se a necessidade de sugerir novas maneiras de pensar na problemática da formação de professores, para minimizar os problemas na iniciação docente. Este trabalho objetiva-se identificar quais são os principais dilemas e dificuldades enfrentados no inicio da carreira docente, assim como os motivos que lhes precederam. Através de pesquisa Bibliográfica, as questões básicas abordadas neste estudo referem-se à leitura e analise de textos que tinham como foco principal os dilemas e as dificuldades vivenciadas por professores em início de carreira, bem como na sua formação. Conclui-se que a formação inicial é a primeira fase de um longo e diferenciado processo de desenvolvimento profissional, que exige novos parâmetros para a formação de professores, todavia, é de suma importância que o professor iniciante tenha em mente que precisará saber lidar com dificuldade que podem surgir durante esse percurso.