Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES NA INICIAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE

Palavra-chaves: DIFICULDADES, DOCÊNCIA, TRANSFORMAÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37023
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3213
    "inscrito_id" => 8924
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES:\r\n
      DIFICULDADES NA INICIAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE
      """
    "resumo" => "O início da docência é marcado por um momento de grandes transformações e dificuldades, de tal forma que irá marcar a carreira docente, bem como determinará as características apresentadas pelo professor ao longo do seu percurso profissional, pois a sociedade em que vivemos exige dos professores preparação, versatilidade, flexibilidade para resolver problemas que pode surgir, adaptação constante que implique em uma metodologia inovadora. A fase inicial no processo de docência caracteriza-se pela passagem de estudante a professor, é nesse período que será construído a identidade deste profissional. As primeiras experiências vividas nessa fase têm influencia direta na sua decisão de continuar ou não na profissão, como também a de possibilitar a sobrevivência nesta, uma vez que este irá se deparar com dúvidas, dilemas e inúmeros desafios. Frente à relevância dessa etapa de desenvolvimento profissional e na constituição docente, nota-se a necessidade de sugerir novas maneiras de pensar na problemática da formação de professores, para minimizar os problemas na iniciação docente. Este trabalho objetiva-se identificar quais são os principais dilemas e dificuldades enfrentados no inicio da carreira docente, assim como os motivos que lhes precederam. Através de pesquisa Bibliográfica, as questões básicas abordadas neste estudo referem-se à leitura e analise de textos que tinham como foco principal os dilemas e as dificuldades vivenciadas por professores em início de carreira, bem como na sua formação. Conclui-se que a formação inicial é a primeira fase de um longo e diferenciado processo de desenvolvimento profissional, que exige novos parâmetros para a formação de professores, todavia, é de suma importância que o professor iniciante tenha em mente que precisará saber lidar com dificuldade que podem surgir durante esse percurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, DOCÊNCIA, TRANSFORMAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8924_08102017172320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA CARVALHO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA SOUSA"
    "autor_email" => "monalizabio28@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE AFONSO MAFRENSE (FAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37023
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3213
    "inscrito_id" => 8924
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES:\r\n
      DIFICULDADES NA INICIAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE
      """
    "resumo" => "O início da docência é marcado por um momento de grandes transformações e dificuldades, de tal forma que irá marcar a carreira docente, bem como determinará as características apresentadas pelo professor ao longo do seu percurso profissional, pois a sociedade em que vivemos exige dos professores preparação, versatilidade, flexibilidade para resolver problemas que pode surgir, adaptação constante que implique em uma metodologia inovadora. A fase inicial no processo de docência caracteriza-se pela passagem de estudante a professor, é nesse período que será construído a identidade deste profissional. As primeiras experiências vividas nessa fase têm influencia direta na sua decisão de continuar ou não na profissão, como também a de possibilitar a sobrevivência nesta, uma vez que este irá se deparar com dúvidas, dilemas e inúmeros desafios. Frente à relevância dessa etapa de desenvolvimento profissional e na constituição docente, nota-se a necessidade de sugerir novas maneiras de pensar na problemática da formação de professores, para minimizar os problemas na iniciação docente. Este trabalho objetiva-se identificar quais são os principais dilemas e dificuldades enfrentados no inicio da carreira docente, assim como os motivos que lhes precederam. Através de pesquisa Bibliográfica, as questões básicas abordadas neste estudo referem-se à leitura e analise de textos que tinham como foco principal os dilemas e as dificuldades vivenciadas por professores em início de carreira, bem como na sua formação. Conclui-se que a formação inicial é a primeira fase de um longo e diferenciado processo de desenvolvimento profissional, que exige novos parâmetros para a formação de professores, todavia, é de suma importância que o professor iniciante tenha em mente que precisará saber lidar com dificuldade que podem surgir durante esse percurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, DOCÊNCIA, TRANSFORMAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8924_08102017172320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA CARVALHO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA SOUSA"
    "autor_email" => "monalizabio28@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE AFONSO MAFRENSE (FAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O início da docência é marcado por um momento de grandes transformações e dificuldades, de tal forma que irá marcar a carreira docente, bem como determinará as características apresentadas pelo professor ao longo do seu percurso profissional, pois a sociedade em que vivemos exige dos professores preparação, versatilidade, flexibilidade para resolver problemas que pode surgir, adaptação constante que implique em uma metodologia inovadora. A fase inicial no processo de docência caracteriza-se pela passagem de estudante a professor, é nesse período que será construído a identidade deste profissional. As primeiras experiências vividas nessa fase têm influencia direta na sua decisão de continuar ou não na profissão, como também a de possibilitar a sobrevivência nesta, uma vez que este irá se deparar com dúvidas, dilemas e inúmeros desafios. Frente à relevância dessa etapa de desenvolvimento profissional e na constituição docente, nota-se a necessidade de sugerir novas maneiras de pensar na problemática da formação de professores, para minimizar os problemas na iniciação docente. Este trabalho objetiva-se identificar quais são os principais dilemas e dificuldades enfrentados no inicio da carreira docente, assim como os motivos que lhes precederam. Através de pesquisa Bibliográfica, as questões básicas abordadas neste estudo referem-se à leitura e analise de textos que tinham como foco principal os dilemas e as dificuldades vivenciadas por professores em início de carreira, bem como na sua formação. Conclui-se que a formação inicial é a primeira fase de um longo e diferenciado processo de desenvolvimento profissional, que exige novos parâmetros para a formação de professores, todavia, é de suma importância que o professor iniciante tenha em mente que precisará saber lidar com dificuldade que podem surgir durante esse percurso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.