O trabalho ora apresentado integra do projeto de pesquisa "Políticas Públicas, Gestão da Educação Básica e Desenvolvimento Local", que investiga escolas da rede pública dos municípios de Recife, Olinda e São Lourenço da Mata. Compreendendo a importância, bem como a necessidade da participação cidadã para a concretização de uma sociedade democrática, esta pesquisa objetiva compreender os processos de implantação de políticas públicas escolares e a influência participativa dos sujeitos sociais, tanto da escola quanto de seu contexto imediato, na elaboração destas políticas. Com a finalidade de apreender as informações necessárias, foram realizadas observações sistemáticas às escolas, além de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A metodologia de análise dos dados utilizada é Análise de Discurso, tendo como base os estudos de Foucault (2005) e Orlandi (1992 e 2005). Até o presente momento, foi possível perceber um baixo nível de participação e compreensão dos sujeitos acerca das discussões, planejamentos e decisões políticas de projetos implantados nas escolas.