O livro didático é um instrumento muito utilizado em sala de aula, e muitas vezes é visto como o principal recurso, tanto para o professor, quanto para o aluno. Sabendo da sua importância e reconhecendo que alguns conteúdos se tornam mais complexos pela maneira como são abordados, este trabalho objetiva analisar a abordagem do tema Ciclo Sexual Feminino em duas coleções de livros didáticos do ensino médio. A abordagem da presente pesquisa é do tipo qualitativa e os referenciais metodológicos utilizados são Análise de conteúdo, para a parte textual dos livros, e Análise texto-imagem, para análise das imagens. A partir do referencial Análise de Conteúdo foi possível elaborar uma categoria e um indicador que permitiram identificar diferenças referentes às explicações sobre os hormônios envolvidos no ciclo sexual feminino. Identificou-se ainda uma variação na distribuição dos conteúdos ao longo das coleções, sendo observada a presença do conteúdo em dois volumes da coleção um e em apenas um volume da coleção dois. Além disso encontrou-se o uso de alguns termos de maneiras distintas, como corpo lúteo, por exemplo, que é chamado de corpo amarelo na coleção dois. E no que diz respeito às imagens, identificou-se que todas se enquadram nas categorias organizacional e explicativa. Em suma, percebeu-se que as coleções explicam o assunto de maneiras diferentes, porém não deixam faltar informações no que se refere à temática, as imagens também se apresentam de forma explicativa e complementar as informações trazidas na parte textual, mas precisam de mais pesquisas na área e com um corpus maior.