Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DOCENTES DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As práticas docentes quanto ao ensino da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento é relevante, pois ler e escrever são fundamentais para se viver bem em sociedade. Isso nos faz repensar como as escolas e seus professores das séries iniciais do Ensino Fundamental estão criando estratégias com sequências didáticas, para alfabetizar os alunos através de práticas sociais de letramento. Isso não acontece de forma distinta, pois um depende do outro para um efetivo desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e cultural. Para atender nossa proposta de pesquisa, fizemos em um primeiro momento um diagnóstico através de um pré-tese de leitura com duas turmas do 2º ano e duas turmas do 3º ano de cada escola pesquisada, Colégio Municipal 3 de Agosto, zona urbana e Escola Municipal Duque de Caxias, zona rural em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no início do ano letivo de 2014. No final do mesmo ano aplicamos um pós-teste para investigar se havia diferenças de aprendizagem ou não, quanto aos alunos que já liam e tinham uma compreensão leitora, em ambos contextos e aqueles que ainda não conseguiam dominar essas competências. Após o pré-teste, fizemos também duas observações diretas com cada docente das escolas pesquisadas, totalizando dezesseis observações nas duas escolas, para verificar as práticas no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento. É necessário ao professor ter competências e estratégias didático-pedagógicas para conseguir um trabalho consistente e facilitador nas etapas necessárias do ensino- aprendizagem da escrita, levando em consideração as diferenças que existem na criança em seu processo de aprender, sua escolarização e o nível em que ela se encontra, tanto lexical como fonológico. Dessa maneira, nosso objetivo foi analisar as práticas docentes de leitura e escrita nas séries iniciais no processo de alfabetização e letramento. A análise global dos resultados apurados sugere que as diferenças não estão nos contextos urbano e rural, mas nas práticas dos professores que devem ser contextualizadas com as distintas realidades em que se encontram os alunos.

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