A Escola é o local propício para a construção de espaços socialmente justos e ecologicamente sustentáveis, funcionando como propulsora das ações para que ocorram as transformações vislumbradas pela sociedade. As iniciativas realizadas no espaço da Escola podem estimular a participação da comunidade local, associando práticas didático-pedagógicas às demandas da atual sociedade. Nas últimas décadas o tema Educação Ambiental ganha espaço nas Escolas e na sociedade como um todo, sendo uma consequência das políticas de impacto estimuladas no mundo e da sucessão de medidas ambientais em âmbito internacional. Ao buscar introduzir no debate Escolar a temática ambiental presume-se que seja importante uma convergência de ideias entre docentes, Escola e sociedade de modo que o mesmo esteja inserido em um Projeto Político Pedagógico eficaz desta temática na prática educativa, ressalta-se também que a opção pelo tema Meio Ambiente traz a necessidade da aplicação de conhecimentos multidisciplinares e informação por parte da Escola para que se desenvolva um trabalho apropriado com os alunos. Este estudo tem a finalidade de mostrar aos alunos do 1º ao 4º ano da Unidade Integrada Municipal Coelho Neto, em Caxias-MA, a importância do meio ambiente, enfatizando a conservação dos mananciais, apresentando conceitos e definições que proporcionem maior conhecimento sobre a temática, para que diante de tais fatos os alunos percebam a importância do meio ambiente, para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, que serviram de suporte teórico e prático para explicação e compreensão do tema abordado, bem como visita técnica às margens do riacho São José, visando apresentar aos discentes a realidade em que riacho se encontrava.