As produções fílmicas são dotadas de uma linguagem especial e ao interpretar o imaginário do real podem auxiliar como artefato didático para a produção do conhecimento histórico dos/as estudantes. Apresentamos neste artigo o resultado de uma experiência, como professoras/es da Educação Básica, cuja proposta didática foi analisar a relação da utilização fílmica com o ensino de História, tendo como participantes dessa ação osas discentes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Jacobina-BA. Este estudo objetivou trabalhar as representações imagéticas do contexto histórico da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, na obra cinematográfica: O Menino do Pijama Listrado, para proporcionar aos/as discentes a compreensão destes conteúdos através da produção de sentidos que o cinema promove ao ser relacionado às temáticas abordadas nas aulas deste componente curricular, assim como, a sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizamos como metodologia nesta experiência didática, um estudo de caso de caráter exploratório, por meio da aplicação de dois questionários, um, acerca da mencionada obra, e outro, sobre a importância de filmes nas aulas, como proposta pedagógica. A análise dos dados foi realizada considerando as seguintes etapas: a pré-análise, tabulação dos dados e interpretação. Assim, verificamos que os filmes representaram um recurso pedagógico relevante, pois a maioria dos/as alunos/as demonstrou interesse neste recurso didático, bem como afirmaram que a visualização e debate de obras cinematográficas, facilitam o aprendizado sendo possível perceber uma melhor compreensão dos temas, nas atividades desenvolvidas, bem como, foram sinalizadas essas questões citadas nas respostas aos questionários. Além disso, constatamos que os filmes se constituem como ferramentas pedagógicas que podem contribuir, significativamente, para contextualizar temas estudados articulando-os à outras linguagens, como dispositivo a favor das aprendizagens, auxiliando de forma profícua os processos de construção do conhecimento dos/as educandos/as.