Este trabalho tem como objetivo analisar por meio da investigação autobiográfica os elementos significativos que orientam e estruturam as práticas pedagógicas dos engenheiros civis que atuam como docentes no curso técnico subsequente em Edificações do ITEC-Instituto Técnico do Brasil situado no município de Assu/RN. Para tanto, o que nos conduziu a investigação de tal problemática, foi a experiência advinda da Educação Profissional enquanto pedagoga do ITEC-Instituto Técnico do Brasil em Assu/RN, tendo em vista que começamos a problematizar certos questionamentos acerca dos saberes próprios dos profissionais bacharéis que atuam como professores, na finalidade de compreendermos quais são as bases que sustentam as suas práticas de ensino, uma vez que estes não possuem uma formação condizente com a área da docência para subsidiá-los. Para isso, realizamos leituras de diversos materiais, tais como livros, artigos e revistas, como também fizemos uma pesquisa de campo pautada nas narrativas autobiográficas dos professores, à fim de estabelecer discussões acerca dos saberes pedagógicos identificados pelos mesmos, segundo as suas percepções e as suas concepções apresentadas acerca do ensino. No âmbito da formação de professores para a educação profissional, compreendemos que é válida a pesquisa realizada, devido à singularidade da mesma e todas as suas implicações e percepções dos modos de como se concebe as práticas de ensino dos engenheiros civis a partir das narrativas autobiográficas. Assim sendo, concluímos que mesmo não dispondo de uma formação adequada com a docência, foi possível observar que os bacharéis relacionam o saber fazer atrelando com os saberes técnicos, os saberes didáticos e os saberes próprios ao professor para redimensionar a sua prática pedagógica. Desta forma, é notório que aprendemos e ensinamos à medida que nos relacionamos uns com os outros.