Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES: O PAPEL FORMATIVO DAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES DO ITEC-INSTITUTO TÉCNICO DO BRASIL-ASSU/RN

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE ENSINO, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38300
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3095
    "inscrito_id" => 8945
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES: O PAPEL FORMATIVO DAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES DO ITEC-INSTITUTO TÉCNICO DO BRASIL-ASSU/RN"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar por meio da investigação autobiográfica os elementos significativos que orientam e estruturam as práticas pedagógicas dos engenheiros civis que atuam como docentes no curso técnico subsequente em Edificações do ITEC-Instituto Técnico do Brasil situado no município de Assu/RN. Para tanto, o que nos conduziu a investigação de tal problemática, foi a experiência advinda da Educação Profissional enquanto pedagoga do ITEC-Instituto Técnico do Brasil em Assu/RN, tendo em vista que começamos a problematizar certos questionamentos acerca dos saberes próprios dos profissionais bacharéis que atuam como professores, na finalidade de compreendermos quais são as bases que sustentam as suas práticas de ensino, uma vez que estes não possuem uma formação condizente com a área da docência para subsidiá-los. Para isso, realizamos leituras de diversos materiais, tais como livros, artigos e revistas, como também fizemos uma pesquisa de campo pautada nas narrativas autobiográficas dos professores, à fim de estabelecer discussões acerca dos saberes pedagógicos identificados pelos mesmos, segundo as suas percepções e as suas concepções apresentadas acerca do ensino. No âmbito da formação de professores para a educação profissional, compreendemos que é válida a pesquisa realizada, devido à singularidade da mesma e todas as suas implicações e percepções dos modos de como se concebe as práticas de ensino dos engenheiros civis a partir das narrativas autobiográficas. Assim sendo, concluímos que mesmo não dispondo de uma formação adequada com a docência, foi possível observar que os bacharéis relacionam o saber fazer atrelando com os saberes técnicos, os saberes didáticos e os saberes próprios ao professor para redimensionar a sua prática pedagógica. Desta forma, é notório que aprendemos e ensinamos à medida que nos relacionamos uns com os outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ENSINO, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8945_04102017224358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO ALBANO"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA DANTAS"
    "autor_email" => "veronik_uern@hotmail.com"
    "autor_ies" => "NÃO POSSUO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38300
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3095
    "inscrito_id" => 8945
    "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO E SABERES DOCENTES: O PAPEL FORMATIVO DAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES DO ITEC-INSTITUTO TÉCNICO DO BRASIL-ASSU/RN"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo analisar por meio da investigação autobiográfica os elementos significativos que orientam e estruturam as práticas pedagógicas dos engenheiros civis que atuam como docentes no curso técnico subsequente em Edificações do ITEC-Instituto Técnico do Brasil situado no município de Assu/RN. Para tanto, o que nos conduziu a investigação de tal problemática, foi a experiência advinda da Educação Profissional enquanto pedagoga do ITEC-Instituto Técnico do Brasil em Assu/RN, tendo em vista que começamos a problematizar certos questionamentos acerca dos saberes próprios dos profissionais bacharéis que atuam como professores, na finalidade de compreendermos quais são as bases que sustentam as suas práticas de ensino, uma vez que estes não possuem uma formação condizente com a área da docência para subsidiá-los. Para isso, realizamos leituras de diversos materiais, tais como livros, artigos e revistas, como também fizemos uma pesquisa de campo pautada nas narrativas autobiográficas dos professores, à fim de estabelecer discussões acerca dos saberes pedagógicos identificados pelos mesmos, segundo as suas percepções e as suas concepções apresentadas acerca do ensino. No âmbito da formação de professores para a educação profissional, compreendemos que é válida a pesquisa realizada, devido à singularidade da mesma e todas as suas implicações e percepções dos modos de como se concebe as práticas de ensino dos engenheiros civis a partir das narrativas autobiográficas. Assim sendo, concluímos que mesmo não dispondo de uma formação adequada com a docência, foi possível observar que os bacharéis relacionam o saber fazer atrelando com os saberes técnicos, os saberes didáticos e os saberes próprios ao professor para redimensionar a sua prática pedagógica. Desta forma, é notório que aprendemos e ensinamos à medida que nos relacionamos uns com os outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE ENSINO, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8945_04102017224358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA DANTAS DE ARAÚJO ALBANO"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA DANTAS"
    "autor_email" => "veronik_uern@hotmail.com"
    "autor_ies" => "NÃO POSSUO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar por meio da investigação autobiográfica os elementos significativos que orientam e estruturam as práticas pedagógicas dos engenheiros civis que atuam como docentes no curso técnico subsequente em Edificações do ITEC-Instituto Técnico do Brasil situado no município de Assu/RN. Para tanto, o que nos conduziu a investigação de tal problemática, foi a experiência advinda da Educação Profissional enquanto pedagoga do ITEC-Instituto Técnico do Brasil em Assu/RN, tendo em vista que começamos a problematizar certos questionamentos acerca dos saberes próprios dos profissionais bacharéis que atuam como professores, na finalidade de compreendermos quais são as bases que sustentam as suas práticas de ensino, uma vez que estes não possuem uma formação condizente com a área da docência para subsidiá-los. Para isso, realizamos leituras de diversos materiais, tais como livros, artigos e revistas, como também fizemos uma pesquisa de campo pautada nas narrativas autobiográficas dos professores, à fim de estabelecer discussões acerca dos saberes pedagógicos identificados pelos mesmos, segundo as suas percepções e as suas concepções apresentadas acerca do ensino. No âmbito da formação de professores para a educação profissional, compreendemos que é válida a pesquisa realizada, devido à singularidade da mesma e todas as suas implicações e percepções dos modos de como se concebe as práticas de ensino dos engenheiros civis a partir das narrativas autobiográficas. Assim sendo, concluímos que mesmo não dispondo de uma formação adequada com a docência, foi possível observar que os bacharéis relacionam o saber fazer atrelando com os saberes técnicos, os saberes didáticos e os saberes próprios ao professor para redimensionar a sua prática pedagógica. Desta forma, é notório que aprendemos e ensinamos à medida que nos relacionamos uns com os outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.