A GARANTIA DO DIREITO SOCIAL AO ACESSO E À PERMANÊNCIA DE USUÁRIOS (AS) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB, À LUZ DO SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35243 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4393 "inscrito_id" => 2768 "titulo" => "A GARANTIA DO DIREITO SOCIAL AO ACESSO E À PERMANÊNCIA DE USUÁRIOS (AS) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB, À LUZ DO SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho foi motivado pela percepção da carência de produção de conhecimento acerca do direito social à Educação Básica, mais especificamente ao acesso e à permanência nos Ensinos Infantil e Fundamental. Motivado, também, pelo intuito de problematizar o trabalho do/a assistente social com o alunado de diversas faixas etárias, de modo multi/interdisciplinar e intersetorial. A experiência aqui relatada compreende o período entre fevereiro de 2015 e setembro de 2017, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ubirajara Targino Botto, localizada no bairro Cristo Redentor – João Pessoa/PB, no que se refere ao trabalho pela garantia do direito ao acesso e à permanência de usuários/as na referida unidade de ensino. A mediação realizada pelo Serviço Social, internamente com pedagogas, psicóloga, docentes e gestoras escolares, e externamente com as famílias dos/as alunos/as e instituições diversas, tem apresentado resultados bastante lentos, de longo prazo, à medida que a escola busca em si mesma e na rede de garantia de direitos aquilo que não dá conta sozinha. Torna-se evidente, nesta experiência profissional, que a garantia de direitos não se dá pelas mãos de um profissional somente, ou seja, do assistente social, mas de um somatório de saberes e fazeres profissionais. O embarreiramento ao direito à Educação toma corpo nos recursos escassos destinados à área, no despreparo profissional para acolher e motivar o alunado, no formato obsoleto de gestão escolar e no pouco ou inexistente aporte familiar, dentre outros aspectos. A detecção e análise das reais necessidades do alunado em destaque, somadas à corresponsabilidade família-escola-instituições afins, tem mostrado a possibilidade de manutenção de crianças, adolescentes, jovens e adultos no ensino oficial, apesar de entraves diversos, de ordem técnica, estrutural e financeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITO À EDUCAÇÃO, GARANTIA, ACESSO, PERMANÊNCIA, PERMANÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID2768_16102017212158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDINERI NUNES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DINERI NUNES" "autor_email" => "dineri.nunes@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35243 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4393 "inscrito_id" => 2768 "titulo" => "A GARANTIA DO DIREITO SOCIAL AO ACESSO E À PERMANÊNCIA DE USUÁRIOS (AS) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB, À LUZ DO SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho foi motivado pela percepção da carência de produção de conhecimento acerca do direito social à Educação Básica, mais especificamente ao acesso e à permanência nos Ensinos Infantil e Fundamental. Motivado, também, pelo intuito de problematizar o trabalho do/a assistente social com o alunado de diversas faixas etárias, de modo multi/interdisciplinar e intersetorial. A experiência aqui relatada compreende o período entre fevereiro de 2015 e setembro de 2017, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ubirajara Targino Botto, localizada no bairro Cristo Redentor – João Pessoa/PB, no que se refere ao trabalho pela garantia do direito ao acesso e à permanência de usuários/as na referida unidade de ensino. A mediação realizada pelo Serviço Social, internamente com pedagogas, psicóloga, docentes e gestoras escolares, e externamente com as famílias dos/as alunos/as e instituições diversas, tem apresentado resultados bastante lentos, de longo prazo, à medida que a escola busca em si mesma e na rede de garantia de direitos aquilo que não dá conta sozinha. Torna-se evidente, nesta experiência profissional, que a garantia de direitos não se dá pelas mãos de um profissional somente, ou seja, do assistente social, mas de um somatório de saberes e fazeres profissionais. O embarreiramento ao direito à Educação toma corpo nos recursos escassos destinados à área, no despreparo profissional para acolher e motivar o alunado, no formato obsoleto de gestão escolar e no pouco ou inexistente aporte familiar, dentre outros aspectos. A detecção e análise das reais necessidades do alunado em destaque, somadas à corresponsabilidade família-escola-instituições afins, tem mostrado a possibilidade de manutenção de crianças, adolescentes, jovens e adultos no ensino oficial, apesar de entraves diversos, de ordem técnica, estrutural e financeira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "DIREITO À EDUCAÇÃO, GARANTIA, ACESSO, PERMANÊNCIA, PERMANÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID2768_16102017212158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDINERI NUNES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DINERI NUNES" "autor_email" => "dineri.nunes@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }