Na procura de novas práticas pedagógicas que melhorem o ensino de Física este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a importância de um ambiente lúdico por meio de brincadeiras adaptadas a um conteúdo de Física para ensinar a disciplina. Esse estudo permite refletir sobre novas estratégias para ensinar a Física e tornar o estudo dessa ciência cada vez mais atrativo, uma vez que ela é considerada pela maioria dos alunos como uma das mais difíceis do currículo do Ensino Médio. As brincadeiras escolhidas foram à amarelinha e a pescaria por serem de fácil adaptação a um conteúdo, confecção e utilização em qualquer ambiente escolar e nível de ensino. Estas brincadeiras permitem que os alunos contextualizem com suas próprias palavras conteúdos da Física com seu cotidiano, além de tornar as aulas mais dinâmicas e descontraídas. A metodologia do trabalho é natureza descritiva com abordagem qualitativa e abordou principalmente a análise da aplicação destas brincadeiras por meio de um questionário a 14 (quatorze) alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação em Tempo Integral- Unidade Escolar Aurora Barbosa de Oliveira na cidade de Regeneração - PI, o qual demonstrou que o uso dessas brincadeiras é uma forma viável como estratégia para ensinar conteúdos de Física. Vale ressaltar ainda, que com a aplicação das brincadeiras constatou-se maior desempenho dos alunos nas respostas, acontecendo de forma coletiva e gradual.